Semana de 5 a 11 de janeiro de 2025
SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR – ANO C

O ano mudou. E tu? Mudaste?
É deveras importante mudar! Mas, mudar após ouvir o Senhor e fazer o respetivo discernimento. A oportunidade pode ser esta…
Tenhamos a Bíblia aberta em Mateus 2 e uma vela acesa, símbolo da presença de Jesus entre nós.


Na presença do Menino, a luz, que guia e ilumina o nosso caminho e aquece o nosso coração, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Nunca iremos desistir de ir ao encontro de Deus que nos chama! Cada frase Sua é um caminho por onde os nossos pés seguirão, para encontrar o Seu amor! Louvemo-Lo.


Aceitando o convite de Deus, estejamos atentos aos sinais da chegada do Messias e vamos pôr-nos a caminho! Procuremo-l’O com esperança até O encontrar, reconheçamos n’Ele a “salvação de Deus” e aceitemo-l’O como “o Senhor”. Com a Sua luz e o Seu infinito amor a aquecer e iluminar o nosso coração, digamos-Lhe a nossa oração de gratidão.


Hoje, desafiamo-vos a irmos ao encontro de Cristo e a acolher a mensagem de Mt 2, 7-12, prostrados diante do Menino, se conseguirmos. Pode ler quem mais se tem esquivado a fazê-lo!


Meditemos na passagem bíblica que acabámos de escutar.


Talvez hoje, com toda a pressão que a vida nos coloca, não consigamos ter tempo para olhar para o céu, à procura dos sinais de Deus… Disponhamos de tempo para parar, para meditar, para falar com Deus, para escutar as Suas indicações; tempo para reequacionar a nossa vida, os nossos valores e opções, e enveredar por um caminho novo, mais simples, mais humilde, mais fraterno, mais humano. Reflitamos:

  • O Encontro com Jesus (este, outro momento de oração, a Eucaristia, etc.) toca-me, muda-me, transforma-me de alguma maneira?

  • Qual é a transformação que Jesus pretende em mim, na minha vida?

  • E qual é a mudança que eu estou a fazer?

  • Quais são as maiores dificuldades para nascer com Cristo?


As nossas desavenças e conflitos, a nossa falta de amor e de partilha, os nossos ciúmes e rivalidades, a nossa passividade e conformismo, são gestos e atitudes que embaciam o brilho da luz de Deus que devíamos refletir! Ainda assim, Deus, que a todos ama, sem distinção de raça,cor, estatuto social, ou história de vida, é o “hospital” onde todos podemos curar as feridas, renovar o nosso coração e fazer um novo caminho sob a Sua luz! Com fé, façamos-Lhe os nossos humildes pedidos.


Com o coração dilatado, abrasado do amor divino e com espírito renovado, rezemos confiadamente.


Senhor, colocamos ao Teu dispôr o nosso coração abrasado pelo Vosso amor divino!
Derrama sobre nós as Tuas bênçãos, protege-nos, guia os nossos passos e ilumina o nosso caminho.
Aumenta a nossa fé e fortalece-nos para seguirmos por um caminho novo, de humildade, de desapego, de modéstia, de simplicidade… à Tua imagem!


Abençoados com um coração desperto, cheio de boa vontade e generosidade para com Deus, sigamos o caminho que o Senhor nos indica, benzendo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração