Semana de 15 a 21 de setembro de 2024
XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano B

Ao escolhermos aproveitar este momento de oração em família, decidimos que vale a pena, que queremos aproveitar, que O queremos presente, escutá-Lo e segui-Lo.
Predisponhamo-nos para tal. Tratemos do espaço e do ambiente de forma adequada. Conservemos a calma e a tranquilidade. Evitemos as distrações.
Podemos ter uma Bíblia aberta em Marcos 8 e uma vela acesa no meio de nós.


Na certeza que Jesus fortalece a nossa fé e a nossa esperança no caminho, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Jesus está em nós! Escutemos a Sua palavra que alimenta e louvemo-Lo.


Somos eleitos para seguirmos Jesus e aprendermos com Ele como é que se vive, como é que se ama, como é que se constrói o Reino de Deus…
Comprometidos em, à Sua imagem, realizarmos gestos de serviço e de partilha e distribuir o perdão e a paz, manifestemos a Deus, em voz alta, os motivos que nos fazem sentir gratidão pela Sua presença, benevolencia e amor incondicional.


Escutemos na voz de um de nós, as palavras do “Mestre” em Mc 8, 27-34


Percebamos a fortificante mensagem que escutámos


A fé deve levar a ações concretas que traduzam de forma prática aquilo em que acreditamos. Se isso não acontece, essa fé é apenas uma declaração de boas intenções, que não passa de uma farsa sem valor e sem conteúdo. Reflitamos sobre esta questão que é dirigida ao âmago do nosso ser e exige uma tomada de posição pessoal, um pronunciamento sincero, sobre a forma como Jesus toca a nossa vida.

  • Começando pelo princípio, quem é Jesus para mim?

  • Sou capaz de acolher e de viver com fidelidade e radicalidade as propostas de Deus, mesmo quando elas são exigentes e vão contra os meus interesses e projetos pessoais?

  • Quero, de alma e coração, ir atrás d’Ele no caminho da doação da vida e do amor até às últimas consequências?

  • Como faço para renunciar a mim mesmo e colocar-me ao serviço do projeto de Deus?


Fortalecidos pelo auxílio de Deus e sabendo que estará sempre ao nosso lado e que nunca nos desiludirá, só poderemos sentir serenidade e total confiança no Deus que não falha e que defende aqueles que ama.
Convidados a sermos Palavra viva de Deus nas nossas palavras, nos nossos gestos, no nosso testemunho, deixemos que o nosso coração reconheça a nossa fragilidade, e façamos os nossos pedidos ao Pai, sem esquecer todos aqueles que se afastam do caminho.


Dispostos a concretizar, com amor e fidelidade, os projetos de Deus, rezemos


Jesus vivo, guia experiente e sábio, que me acompanhas nos caminhos mais difíceis e nas subidas mais inacessíveis da minha vida, ilumina e restaura a minha fé.
Meu Mestre Jesus, que caminhas ao meu lado, que acolhes as minhas fragilidades, compartilhas os meus esforços e apoias o Teu braço firme e gentil nos meus ombros fracos faz com que, sentindo-Te por perto, também eu estenda a mão aos meus irmãos e juntos renovemos a nossa fé em Ti.


Com esforço ativo para fazer da nossa vida um dom a Deus e aos outros, benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Se a nossa disponibilidade permitir mais dois minutos, atentemos ao Vídeo do Papa, deste mês:

Categorias: Proposta de Oração