Semana de 21 a 27 de junho de 2026
XII DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A

Preparemos o nosso espaço de oração com carinho e verdadeira vontade de estar com Deus. Ele não precisa de grandes ornamentações… apenas do nosso coração aberto para acolher a Sua palavra.
Coloquemos a Biblia aberta em Mateus e, quando estivermos preparados, acendemos a vela e repetimos juntos. “Senhor, estamos aqui para Te escutar. Fala ao nosso coração, e ensina-nos a confiar sempre em Ti.”


Deixando que a Palavra nos fortaleça e impulsione a ser testemunhas vivas de pertença a Jesus, benzemo-nos.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Louvemos a Deus, sustento que nos edifica, sem medo, pois d’Ele vem a nossa força


Em silêncio, cada um de nós é convidado a fazer a sua oração de agradecimento ao Senhor: pelo amor com que cuida de nós; pelas vezes em que sentimos a Sua proteção e presença, e por tudo o mais que o nosso coração reconhece como Sua dádiva.


Disponhamos o nosso coração para acolher a palavra de Deus e escutemos atentamente na voz de um de nós, o texto de Mt 10, 26-33.


Jesus convida-nos a não ter medo! Entendamos melhor a mensagem de confiança e esperança.


Muitas vezes não negamos Jesus com palavras, mas escondemo-Lo através das nossas atitudes. Receamos ser criticados, rejeitados, parecer diferentes ou assumir publicamente os valores do Evangelho. Jesus incentiva-nos a viver com coragem a nossa identidade de cristãos e a pergunta que deve ecoar hoje no nosso coração é simples e exigente: Declaro-me por Jesus? Reflitamos:

  • Tenho vergonha de mostrar que somos cristãos, em determinados ambientes?

  • Que medos nos impedem de viver plenamente a nossa fé?

  • As nossas escolhas revelam que pertenço a Jesus?

  • Em que situações somos chamados a dar testemunho do evangelho?


Agora é o momento de dirigirmos as nossas preces ao Senhor.
Confiando no amor e no cuidado de Deus, expressemos livremente aquilo que trazemos no coração: os momentos de dificuldade, os medos, a falta de coragem, de força… e rezemos fervorosamente ao Pai, não esquecendo os outros.


Firmes testemunhas de Jesus Cristo, com alegria e felicidade, rezamos


Em pé, com as duas mãos no peito, digamos:

Senhor Jesus, Tu conheces os medos que habitam o nosso coração. Muitas vezes queremos seguir-Te, mas receamos as consequências do compromisso conTigo.
Dá-nos a coragem dos teus discípulos, a firmeza dos santos e a confiança dos que sabem que são amados pelo Pai.
Que as nossas palavras, gestos e escolhas proclamem a todos que pertencemos a Ti.
Quando surgir o medo, recorda-nos que valemos muito aos Teus olhos e que nunca caminhamos sozinhos.
Ajuda-nos a declarar-nos a Ti, todos os dias da nossa vida.
Amen


Que a benção, a luz e a força do amor do Pai, nos dê coragem para sermos testemunhas da nossa fé.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Categorias: Proposta de Oração