Semana de 6 a 12 de julho de 2025
XIV DOMINGO COMUM – ANO C

No meio das inquietações, dos ruídos da mente e da turbulência do mundo, somos convidados a silenciar o coração, a respirar profundamente e a abrirmo-nos à presença amorosa de Deus, para encontrarmos a nossa verdadeira paz!
Para este momento sagrado da nossa oração, preparemos a Bíblia (aberta em Lucas 10) e uma vela, para acendermos quando estivermos prontos a iniciar.


Dispostos a acolher e a anunciar a paz de Deus, benzemo-nos.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Louvemos a Deus, fazendo-nos instrumentos da Sua paz.


Diante de Deus, em silêncio e escuta, deixemos que o nosso coração se sinta leve e, ainda que as nossas mãos estejam vazias, sintamo-nos cheios da Sua missão e sinais vivos da Sua paz! Nutridos com as bênçãos do Pai e inquietos para seguir caminho, mostremos-Lhe a nossa gratidão, dirigindo-Lhe uma sincera oração de agradecimento.


Na voz de um de nós, escutemos atentamente o texto de Lc 10, 1-9


Debrucemo-nos sobre a mensagem deste texto


Jesus confia em cada um de nós, apesar da nossa fragilidade, dos nossos apegos e distrações perante a vastidão do mundo! Ele convoca-nos e dá-nos a força, a motivação e a coragem para caminhar e para O anunciar, ainda que os nossos pés estejam cansados! Querendo ser mensageiros ativos da Sua Palavra e da Sua paz, reflitamos.

  • Encontro paz na oração pessoal e no encontro com Deus?

  • Na minha vida profissional, nas minhas amizades, nas minhas interações diárias, coloco sempre a paz nas minhas palavras e gestos?

  • Quando foi a última vez em que escolhi “ter paz em vez de ter razão”?

  • Que devo mudar em mim, para ser instrumento de Paz?


Por vezes o caminho é longo e duro! Sentimo-nos pequenos perante a missão ou desanimamos quando não vemos resultados imediatos! Ser anunciador da paz é deixar um rasto de luz e uma semente de esperança em cada coração que é tocado pela Palavra, pela misericórdia e pelo olhar de Deus! É entregues nas mãos do Pai, que confiadamente Lhe vamos entregar os nossos pedidos.


Convocados a “ir”, levando a paz como bagagem, rezemos.


Senhor, guia os meus passos, fortalece-me com o Espírito Santo e ilumina os meus gestos com sabedoria, amor e esperança. Que eu seja portador da paz de Cristo, transformando cada encontro – através de uma palavra, um olhar, um gesto – num anúncio de paz. Quando encontrar portas fechadas e corações endurecidos, que não cesse de oferecer a Tua paz, como fiel discípulo!


Deixando que o amor Deus nos transforme em instrumentos da Sua paz benzemo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Aproveitemos para apreciar a mensagem do Papa Leão XIV no Vídeo do Papa deste mês:

Categorias: Proposta de Oração