Semana de 25 a 31 de maio de 2025 VI DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C
Ao acreditarmos que Jesus morreu e ressuscitou, passamos a tê-Lo no meio de nós, ficamos disponíveis para receber o Espírito Santo e, através da oração, aceitamos o plano que Deus tem para nós. De modo a aproveitarmos da melhor forma este momento de Orar Em Família, tenhamos a Bíblia aberta em João 14 e uma vela para acender quando todos estivermos prontos.
Dispostos a acolher o Espírito Santo, que nos fortalece com a paz e a luz que vem do Pai, benzemo-nos
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui,
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: e aclamar Deus Trino de Amor.
Em nome do Pai…
Digamos todos, tomando consciência das palavras e, progressivamente, sentindo a acontecer:
Enche-nos de Ti, Pai criador, Enche-nos de Ti, Filho Salvador Enche-nos de Ti, Espírito de Amor, Enche-nos de Ti
Fechemos os nossos olhos… Em silêncio, deixemos que o nosso coração se abra ao amor de Deus Pai e fique atento à presença do Espírito Santo… Pode não ser espontâneo conseguir sentir a Sua morada em nós, ou perceber que nos guiam na verdade e no amor! Mas com fé, gratidão e entrega, ousamos acolhê-Los, na intimidade do nosso coração e elevemos-Lhes a nossa sincera oração de agradecimento.
Querendo fortalecer a nossa intimidade com o amor do Pai, escutemos atentamente, na voz de um de nós, os ensinamentos do texto de Jo 14, 23-29
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem não Me ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes o que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós. Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis».
É Deus que se manifesta nas palavras de Jesus. Tentemos instruir-nos, fortalecer-nos e saborear a mensagem que escutámos.
Esta passagem do Evangelho de São João é parte do discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos na última ceia. A certa altura, Jesus fala do Espírito Santo e apresenta-O como “Mestre” e como “Memória” ao dizer que o Espírito Santo “vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse”.
Como “Mestre”, o Espírito Santo ensina-nos interiormente. O Espírito Santo não ensina apenas de maneira externa, como um professor na sala de aulas, mas atua dentro de nós, no nosso coração e mente para nos ensinar as verdades de Deus de forma pessoal e íntima. O Espírito Santo revela-nos não só o sentido literal mas o significado mais profundo de cada ensinamento de Cristo e leva-nos a viver de acordo com essas mesmas verdades.
Como “Mestre”, o Espírito Santo é uma luz espiritual que ilumina as nossas mentes e o coração. Sem a ação do Espírito Santo seria impossível entender plenamente o mistério de Deus e os ensinamentos de Jesus porque a sua luz ajuda-nos a crescer no conhecimento de Deus.
Como “Mestre”, o Espírito Santo ensina-nos a viver em amor. O Espírito Santo ensina-nos a viver o amor de Deus nas nossas relações humanas. Ele ajuda-nos a compreender o que significa amar o próximo, perdoar, ser misericordioso, a ser humilde e a viver de maneira que reflita o caráter de Cristo em nós. O Espírito Santo forma-nos não só como crentes mas como discípulos que seguem o exemplo de Jesus em todos os aspetos da sua vida.
Ao acolher o Espírito Santo como “Mestre”, nós abrimo-nos para uma vida mais profunda em Cristo, aprendemos, crescemos e somos moldados conforme a vontade de Cristo. Que possamos sempre permitir que o Espírito Santo nos ensina a ser verdadeiros discípulos de Jesus.
Jesus apresenta-nos o Espírito Santo como “Memória” e como “Memória” Ele recorda-nos as palavras de Jesus. Embora Jesus tenha ensinado diretamente os seus discípulos durante a Sua vida terrena, o Espírito Santo garante que esses ensinamentos não sejam esquecidos mas sejam transmitidos de geração em geração. Ele faz com que a Palavra de Deus, transmitida por Jesus, se torne viva e presente na nossa mente e no nosso coração. Ele mantém viva a Igreja e recorda-lhe a missão de continuar a obra de Jesus, de anunciar o Evangelho e viver o amor de Deus.
Como “Memória”, o Espírito Santo lembra-nos a ação de Deus na nossa vida. Ele ajuda-nos a perceber e a recordar os momentos em que Deus nos guiou, sustentou, curou e abençoou. Muitas vezes, esquecemo-nos das grandes obras de Deus no nosso quotidiano, mas o Espírito Santo ajuda-nos a reconhecer e a agradecer a atuação de Deus nas nossas vidas, desperta em nós a gratidão e confiança no Senhor.
Como “Memória”, o Espírito Santo fortalece a nossa esperança porque, apesar das dificuldades da vida, Ele recorda-nos que Cristo venceu a morte e temos uma esperança viva e segura na ressurreição e na vida eterna. Nos momentos de tribulação, o Espírito Santo ajuda-nos a lembrar que a nossa esperança não está nas circunstâncias temporais, mas na promessa eterna de Deus.
Acolhamos o Espírito Santo como “Memória” e que Ele nos guie, recorde e fortaleça em cada dia.
Para que não caminhemos sem direção, Jesus deixa-nos o Espírito Santo, que nos ensina e recorda as Suas Palavras! Ao ousarmos acolher o Espírito Santo como “Mestre”, abrimo-nos para uma vida mais profunda em Cristo, aprendemos, crescemos e somos moldados conforme a Sua vontade! Buscando a atuação de Deus nas nossas vidas, reflitamos.
Já me aconteceu saber, lembrar ou ter a certeza de alguma coisa que garantidamente nunca aprendi nem nunca pensei antes? Como se fosse uma inspiração divina?
E de forma mais consciente, tenho noção de já ter sido iluminado pelo Espírito Santo?
Percebo ou já percebi o papel do Espírito Santo na minha vida?
Peço a Deus que envie o Espírito Santo, a mim e aos outros, de modo a ser “Memória” dos ensinamentos de Jesus?
Esforço-me para estar cheio do Espírito Santo? E sinto a diferença na minha forma de agir?
Mesmo no meio das adversidades, a esperança brota nos nossos corações doridos, desanimados, desiludidos, pois sabemos que Jesus nos oferece a Sua paz e a certeza que Deus está connosco, fortalecendo-nos com o “Mestre” Espírito Santo. Firmes na fé e acarinhados pelo grandioso e infinito amor de Deus, façamos-Lhe os nossos pedidos.
Deixando que o Espírito Santo habite em nós e nos instrua com o Seu amor, rezemos
Senhor Jesus, vem morar na nossa casa e na nossa família, fazendo do nosso lar, um lugar de paz, de escuta da Tua palavra e de obediência ao Teu amor. Envia sobre nós o Teu Espírito, para que nos ensine a viver com sabedoria, a perdoar com o coração e a amar sem medida. Dá-nos a Tua paz, fica connosco e transforma-nos em sinais da Tua presença no mundo. Amen
Firmes na fé e instruídos pelo Espírito Santo, benzemo-nos