Semana de 20 a 26 de abril de 2025
PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR – ANO C

Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!
Hoje é dia de fazermos verdadeira experiência de fé, de silêncio interior e de amor, como discípulos amados de Cristo!
Preparemos este momento de oração, o espaço, a Bíblia, a vela e a nossa disposição para receber Jesus, o Ressuscitado, no meio de nós!


Determinados a fazer, todos os dias da nossa vida, a experiência do Senhor ressuscitado, que está vivo e caminha ao nosso lado, benzemo-nos.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Jesus, cujo sangue escorreu por nós, é a nossa força, a nossa salvação e a Sua mão acolhe o nosso coração. Com franca gratidão, louvemos o ressuscitado!


A ressurreição é fonte de alegria, de otimismo e de esperança e, sobretudo, se cultivarmos a comunhão e intimidade com o amor de Jesus, descobrimos que a Sua doação e entrega são fonte de Vida. Com o coração cheio de gratidão pela Vida que Jesus infunde em nós, tentemos enumerar e revelar-Lhe em voz alta, o tanto que Lhe queremos agradecer.


Proclamemos e atentemos o texto de Jo 20, 1-9


O texto que acabámos de escutar é profundo, grandioso e cheio de mensagem. Meditemos…


Se cultivarmos em nós o ”olhar atento” de João, que “vê e crê” com um coração que ama e confia, o sepulcro deixa de significar medo, sofrimento, luto, dor, para ser um espaço de gestação de fé e esperança! Dispostos a empreender, com coragem e confiança, a jornada de verdadeiro encontro com O ressuscitado, reflitamos.

  • Como lido nos momentos de falta de esperança?

  • Confio no Pai, no Filho e no Espírito Santo e na sua presença na minha vida?

  • Estou atento aos sinais de Deus, percebo-os e sinto-os?

  • Deixo-me guiar pela voz do Senhor?

  • Em que situações é mais difícil seguir a Sua vontade em vez da minha?


João viu o sepulcro vazio e o seu coração não precisou de provas para acreditar que, muitas vezes, é no silêncio e no vazio, que Deus Se revela, que percebemos os sinais da Sua presença e que a esperança renasce! Cheios de fé e confiança que Jesus está vivo e age em nós, entreguemos-Lhe os nossos pedidos.


Na presença de Cristo Ressuscitado, rezemos


Cristo Ressuscitado, que escancaraste as portas do sepulcro, renova-nos, abre os nossos corações e faz de nós construtores de pontes, não de muros, atentos às necessidades dos indigentes, indefesos, pobres, desempregados, marginalizados, de quem bate à nossa porta à procura de pão, dum abrigo e do reconhecimento da sua dignidade.


Benzemo-nos, guardando no nosso coração estas palavras do Papa Francisco:
“Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança» (Chistus vivit, 1-2)”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração