Semana de 23 de fevereiro a 1 de março de 2025
VII DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

Procuremos um recanto tranquilo e acolhedor do nosso lar. Façamos silêncio, fechemos os olhos e esboçamos um sorriso, ao sentir a presença de Deus no meio de nós e no nosso coração!
É fácil distrairmo-nos… não faz mal! Podemos recomeçar! Deus é paciente!
Junto de nós tenhamos a Bíblia aberta em 1 Sam 26 e acendamos a vela.


Tendo em vista cultivar o amor gratuito, incondicional, ilimitado e sem fronteiras como centro da nossa identidade, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Tudo fala do amor de Deus: perfeito, grandioso, amoroso e apaixonado! É tão claro o recado desse criador! Louvemo-Lo!


Deus está sempre ao nosso lado, como um pai cheio de amor, de braços abertos para nos acolher com a Sua infinita bondade, paciência e misericórdia. Em voz alta, partilhemos um a um, a nossa oração de gratidão a Deus presente, nosso refúgio, nosso guia e nossa fortaleza, no meio das lutas e desafios da vida.


Escolhemos que vai ler hoje e, intimamente, peçamos a Deus entendimento e sabedoria para compreender a mensagem do texto de 1 Sam 26, 2.7-9.12-13.22-23


Tentemos compreender melhor a mensagem para podermos aplicá-la na nossa vida


Jesus convida-nos a perdoar, a amar quem nos odeia e insulta, a rezar pelos violentos, pelos inimigos e desafia-nos a pôr de lado a lógica retributiva do “olho por olho, dente por dente”; somos chamados a mostrar ao mundo, com a nossa forma de viver e de amar, a bondade, a ternura e a misericórdia de Deus, como “ungidos do Senhor”. Reflitamos:

  • Alguma vez confundi o que Deus me disse com aquilo que hipoteticamente desejaria que Deus me tivesse dito? Pior, alguma vez tentei colocar na Palavra do Senhor o meu pensamento estragado?

  • E, ao contrário, serei capaz de escutar a vontade de Deus e torná-la minha, adotando-a como sendo a minha vontade?

  • Esforço-me para ser empático, perceber o outro e, mesmo não concordando, aceitar e perdoar uma atitude dura e que me magoa?

  • Vejo Deus no próximo, no outro? Pelo menos tento?


Por vezes deixamos que o egoísmo tome conta da nossa vida… mas mesmo com a nossa intransigência, a nossa intolerância, a nossa rigidez, as nossas escolhas disparatadas, a cada instante, fazemos experiência da bondade, da misericórdia e da ternura de Deus! Protegidos com o Seu manto de amor, façamos-Lhe os nossos pedidos.


Testemunhas da misericórdia e do amor de Deus, rezemos em uníssono com Jesus


Senhor, converte-nos e purifica os nossos corações, para que sejamos construtores de paz e de reconciliação entre os Homens, espalhando a Tua misericórdia pelo mundo.


Sustentados pelas bênçãos e misericórdia de Deus Pai, benzemo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração