Semana de 16 a 22 de fevereiro de 2025
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

No Orar em Família desta semana abordamos a fome e a saciação. Que tal se preparássemos um petisco saudável (palitos de cenoura, gomos de maçã, etc.) e colocássemos no local da oração, juntamente com a Bíblia, aberta em Lucas 6, e uma vela acesa?


Buscando ser saciados com o amor de Deus, fazendo o caminho de olhos postos na Sua verdadeira força que nos move, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Louvemos o nosso grande amigo Jesus, que nos estende a mão, ainda que os nossos olhos não O consigam ver!


Deus tudo provê… Concede-nos o alimento que sacia a nossa fome e nos fortalece; a água que sacia a nossa sede e abençoa-nos, a cada instante, com inúmeras bençãos, pequenas ou grandes… Com o coração cheio de gratidão pela Sua provisão e presença constante nas nossas vidas, façamos- Lhe a nossa sentida oração de agradecimento.


Com calma, pausadamente, um de nós irá ler a passagem de Lc 6, 20-26


Enamorados por Deus e pela mensagem que escutámos, tentemos percebê-la melhor…


Só vivemos uma vez, por isso, a nossa vida é um capital demasiado importante para ser esbanjado; as relações pessoais desgastam-se, as seguranças humanas que construímos falham, os nossos bens materiais volatilizam-se, as nossas certezas desfazem-se com o embate contra a realidade…Temos de escolher bem os valores em que investimos; buscar o verdadeiro alimento que nos sacia profundamente… Reflitamos

  • Considero-me faminto de Deus e das Suas coisas?

  • Percebo onde tenho de intervir para melhorar?

  • Alimento-me convenientemente, ou seja, participo na Eucaristia, leio a Bíblia, oro e etc.?

  • Que me impede de me dedicar ao Senhor como desejaria?


Deus, sempre fiel, nunca nos falha! Podemos saciar-nos na Sua bondade, no Seu perdão, na Sua misericórdia, no Seu amor de Pai; podemos confiar nas Suas palavras, que nos indicam o caminho e devemos entregar-nos confiadamente nas Suas mãos, confiar n’Ele, do mesmo modo que a criança pequenina se entrega e confia no seu pai e mãe. Esfomeados de Deus e cheios de fé e esperança no Seu alimento, coloquemos em Suas mãos, a nossa prece.


Com um desejo profundo de sentir Deus em nós, rezemos com o coração elevado ao céu


Senhor Deus, fonte inesgotável de amor e graça, em Ti não há falta e em Tua presença encontramos plenitude! Quando estamos fracos, fortaleces-nos; quando estamos perdidos, guias-nos; quando estamos vazios, preenches-nos com a Tua paz!
Sois o nosso sustento eterno!


Saciados por Deus e pelo Seu Espírito, benzemo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Caso tenhamos preparado um petisco saudável, chegou a hora de, todos juntos, degustarmos o petisco, aproveitando para tomar consciência da como Deus nos sacia.


Categorias: Proposta de Oração