Semana de 22 a 28 de dezembro de 2024
IV DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

Para conseguirmos aproveitar este momento precisamos de paz e alegria. Paz entre nós e com Deus. Assim como alegria por estarmos a orar em família e pela certeza da sua presença.
Tenhamos a Bíblia aberta no Evangelho de Lucas e uma vela acesa.


Encantados com a vinda de Jesus, O rei humilde e bendito fruto do ventre de Maria, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Com Maria, a bendita do Senhor, o nosso ser exulta de alegria, floresce de esperança e entregamos a nossa vida, glorificando e louvando o Senhor.


Deus, com o Seu amor infinito, insiste em apontar os caminhos que nos conduzem à abundância de vida, à paz, à harmonia e à felicidade plena… Intentos em sermos testemunho da Sua bondade, do Seu amor, da Sua misericórdia, da Sua compreensão e do Seu perdão, como Maria, a Bem-aventurada mãe de Jesus, reconheçamos as bênçãos que recebemos e expressemos a nossa gratidão a Deus.


Deixemo-nos fascinar pela atitude de obediência, de disponibilidade, de entrega e de júbilo, presente na mensagem de Lc 1, 39-47, que um de nós pode ler alto


“Apressadamente” e exultantes, como Maria, tentemos compreender esta mensagem comovente


No meio da onda de futilidade que nos submerge e que nos arrasta com a azáfama dos preparativos para a festa, pela corrida às “prendas”, pelo “ruído de fundo” das luzes, podemos perder de vista o espanto, a humildade, a alegria e a verdadeira contemplação da chegada de Jesus às nossas vidas. Com o exemplo de Maria, a bem-aventurada, aprendamos a experienciar, a partilhar e a evangelizar a comunhão, a intimidade, a paz, a alegria e a presença do Senhor! Reflitamos:

  • Cultivo a relação com os outros, priviligiando o contacto pessoal e presencial? Como faço isso?

  • Nas minhas interações com os outros, o tema é futebol e a vida dos outros ou, por outro lado, preocupo-me em ser portador de paz e alegria?

  • E a alegria da presença do Senhor, será que levo?

  • Qual terá sido a última vez em que, conscientemente, evangelizei, levei Jesus Cristo comigo e enchi o coração do outro?


A Virgem «que sai correndo», sempre que A invocamos, não demora a vir; é solícita. Apressa-Se, para estar perto de nós, apressa-Se porque é Mãe. «Nossa Senhora Apressada»! (Papa Francisco)

No regaço bendito, terno e acolhedor de Nossa Senhora Apressada, nossa mãe que nos acolhe e indica Jesus, coloquemos os nossos pedidos.


Querendo fortalecer e revitalizar a nossa intimidade com Deus, rezemos


Senhor, que és caminho, verdade e vida, ajuda-nos a percorrer os “passos que nos levam a Jesus”, como Maria fez ao levar alegria a Isabel. Que possamos ser portadores de amor e esperança, espalhando sorrisos mesmo nas dificuldades, sempre refletindo a Tua luz. Amen.


Com vontade de nos pormos a caminho, com o exemplo de Maria a mexer e estremecer em nós, benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração