Semana de 22 a 28 de setembro de 2024
XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano B

Preparemos esta oração para o Senhor. Se prepararmos o espaço para Ele e para os outros, com certeza será ótima para nós, mas o contrário nem sempre é verdade.
Tenhamos connosco uma Bíblia, aberta na Epístola de Tiago, e uma vela acesa para nos lembrar que Jesus está no meio de nós.


Determinados a ser arautos e sinais da bondade e do amor de Deus, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Jesus está em nós! Escutemos a Sua palavra que alimenta e louvemo-Lo.


Deus irrompe na nossa vida com uma força irresistível, toma conta de nós e envia-nos; Ele “elegeu-nos” e “adotou-nos como filhos” fruto do Seu imenso amor por nós, um amor que é gratuito, incondicional e radical. Respondamos a esta extraordinária iniciativa de Deus, que, com o Seu amor infinito, nos cumulou das Suas bênçãos, fazendo-Lhe a nossa sincera oração de agradecimento.


Procuremos desenvolver uma ligação forte com Deus, através de uma escuta atenta da Palavra de Deus, em Tiago 3, 16 – 4, 3


Tanto para aprofundar neste texto…


Deus não está disponível para monólogos egoístas de corações cheios da “sabedoria do mundo”, nem para a “pedinchice” de coisas que se destinam apenas a satisfazer as nossas “paixões”, as nossas ambições egoístas, os nossos interesses pessoais. Antes de falar com Deus, precisamos de mudar o nosso coração, de reequacionar os valores que priorizamos, de aprender a ver o mundo e a vida com os olhos de Deus, sem invejas ou ódios. Reflitemos:

  • Considero-me invejoso? Tenho pequenas invejas?

  • Consigo perceber a ausência de amor nas atitudes de inveja?

  • Procuro criar inveja nos outros? Provoco, faço pirraça ou sou altivo com os outros?

  • Como cultivo o amor verdadeiro, a gratidão, a humildade e a caridade?


O nosso caminho de todos os dias está semeado de obstáculos que nos fazem tropeçar, que nos mergulham no medo e que nos roubam a esperança. Sentimo-nos, a cada passo, inseguros e desprotegidos, sem saber por onde vamos e sem garantias de chegar a porto seguro. Na certeza que Deus estende a Sua mão, conduzindo-nos, e nos pega ao colo quando tudo parece insuportável, dirijamos-Lhe os nossos pedidos, também para os nossos irmãos.


Magnetizados pela convocatória para sermos a voz de Jesus, aceitemo-la como missão, concretizando-a com verdade, fidelidade e radicalidade, rezando…


Senhor, que a Tua força apague os meus pensamentos e o olhar de inveja sobre as conquistas alheias; que apague o desejo de possuir os bens que os outros têm, sejam eles materiais ou não.
Jesus, coloca a Tua virtude no lugar do pecado da inveja e que o Espírito Santo possa habitar no meu coração. Que eu possa servir os outros sem inveja, nem desejar o mal de ninguém e que a Tua graça habite hoje e sempre no meu coração.
Amém.
(Adaptado de Padre Marcelo Rossi)


Com a sabedoria de Deus que é pura, pacífica, compreensiva e generosa, cheia de misericórdia e de boas obras, imparcial e sem hipocrisia, no nosso coração, benzemo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração