Semana de 20 a 26 de julho de 2025
XVI DOMINGO COMUM – ANO C

Fecha os olhos e imagina que entras numa casa simples, iluminada pela luz suave do entardecer. O ar é tranquilo e há um silêncio que transmite paz. Numa cadeira, está Jesus sentado, com O olhar cheio de amor e compaixão… Ele convida-te com um gesto doce e, suavemente, sentas-te aos Seus pés! E tu queres muito ficar aqui sob o Seu olhar puro e acolhedor! Prepara a Bíblia em Lucas 10 e acende a vela.


Sentados aos pés do Mestre paciente, que nos acolhe e ensina com ternura, benzemo-nos.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


O melhor lugar do mundo é aos pés do salvador, onde ficamos em oração e nos encontramos com a fonte do amor! Louvemo-Lo!


É com o coração aberto, sem distrações, que procuramos a presença de Jesus! Ele vem ao nosso encontro e fala ao nosso coração se estivermos atentos à Sua voz! O amor profundo de Jesus, dá-nos conforto, paz e alegria. Atentos ao Seu agir, digamos em voz alta, o tanto que Lhe queremos agradecer.


Atentos, escutemos na voz de um de nós, o texto de Lc 10, 38-42


Percebamos melhor esta mensagem, como se fosse um recado pessoal de Jesus, para cada um de nós!


No meio das nossas correrias, perdemo-nos em mil tarefas e nem sempre percebemos a agitação estéril e a ansiedade que nos provocam! No turbilhão do dia-a-dia, afastamo-nos da presença amorosa e transformadora de Cristo, porque não ousamos “desacelerar” e reservar tempo para estar com Ele e escutá-Lo com atenção, para que nos fale ao coração! Reflitamos:

  • Reservo tempo para escutar Jesus, através da oração e meditação da Palavra, durante o meu dia?

  • Quais são as preocupações e agitações que me afastam de Jesus?

  • Imagino que estou aos pés de Jesus… que Lhe diria agora?

  • O que me falta para ser um discípulo mais atento e obediente?


Jesus conhece o nosso cansaço, a nossa ansiedade, as nossas batalhas… No meio do alvoroço do mundo, Ele guia-nos com a Sua voz, se os nossos ouvidos estiverem sensíveis e os nossos corações dispostos a obedecer à Sua vontade. Querendo ser transformados, façamos-lhe os nossos pedidos, sem esquecer os mais revoltados com a vida.


Usufruindo deste momento, em que estamos “sentados” aos pés de Jesus, em silêncio, escuta e comunhão com Ele, rezemos humildemente ao Pai.


Senhor, como Maria, quero sentar-me aos Teus pés, largar a pressa, as distrações e ouvir a Tua voz que dá vida! Ensina-me a silenciar o meu coração, a deixar para trás as muitas tarefas e simplesmente estar contigo, em paz, em escuta e adoração.


Testemunhas da alegria de escutar Jesus, benzemo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração