Semana de 20 a 26 de julho de 2025 XVI DOMINGO COMUM – ANO C
Fecha os olhos e imagina que entras numa casa simples, iluminada pela luz suave do entardecer. O ar é tranquilo e há um silêncio que transmite paz. Numa cadeira, está Jesus sentado, com O olhar cheio de amor e compaixão… Ele convida-te com um gesto doce e, suavemente, sentas-te aos Seus pés! E tu queres muito ficar aqui sob o Seu olhar puro e acolhedor! Prepara a Bíblia em Lucas 10 e acende a vela.
Sentados aos pés do Mestre paciente, que nos acolhe e ensina com ternura, benzemo-nos.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui,
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: e aclamar Deus Trino de Amor.
Em nome do Pai…
O melhor lugar do mundo é aos pés do salvador, onde ficamos em oração e nos encontramos com a fonte do amor! Louvemo-Lo!
No mundo ainda existem belezas Que alegram a vida e nos fazem sonhar Recantos felizes da natureza Onde qualquer ser humano, gostaria de estar Mas de todos os lugares o mais bonito e inspirador É onde fico, em oração, junto aos pés do salvador
O melhor lugar do mundo, é aos pés do salvador É ali aonde a esperança trás alívio ao sofredor É ali onde eu me encontro, com a fonte do amor O melhor lugar do mundo, é aos pés do salvador!
Sonhamos com casas que tenham conforto Talvez numa encosta com vista pro mar Mas as maravilhas não fazem sentido Se Cristo não está em primeiro lugar (Ao sentir) ao sentir a paz de Deus seu poder e amor profundo Eu posso estar onde for (onde for, estou) Estou feliz, por me encontrar no melhor lugar do mundo
O melhor lugar do mundo é aos pés do salvador É ali aonde a esperança trás alívio ao sofredor É ali onde eu me encontro com a fonte do amor O melhor lugar do mundo é aos pés do salvador
É ali onde eu me encontro com a fonte do amor O melhor lugar do mundo, é aos pés, do salvador
É com o coração aberto, sem distrações, que procuramos a presença de Jesus! Ele vem ao nosso encontro e fala ao nosso coração se estivermos atentos à Sua voz! O amor profundo de Jesus, dá-nos conforto, paz e alegria. Atentos ao Seu agir, digamos em voz alta, o tanto que Lhe queremos agradecer.
Atentos, escutemos na voz de um de nós, o texto de Lc 10, 38-42
Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».
Percebamos melhor esta mensagem, como se fosse um recado pessoal de Jesus, para cada um de nós!
Neste texto do Evangelho, Maria sentou-se aos pés de Jesus enquanto Ele ensinava e a sua irmã, Marta, estava ocupada com os preparativos. A escolha de Maria em focar-se em Jesus ensina-nos algumas lições preciosas para as nossas vidas.
Sentar-se aos pés de Jesus é priorizar a presença e o relacionamento com Jesus Maria fez uma escolha consciente de ficar perto de Jesus, apesar das obrigações da vida quotidiana. Maria não se deixou consumir pelas preocupações e pelas tarefas a realizar mas escolheu estar junto de Jesus, procurou estar na Sua presença, estabelecer comunhão com Ele e captar os Seus ensinamentos. Jesus elogiou a sua escolha porque, num mundo cheio de distrações e ocupações, Maria deu atenção ao mais importante: estar na presença de Jesus. Desenvolver um coração de discípulo significa fazer de Jesus a nossa prioridade, procurar estar na sua presença e cultivar um relacionamento constante com Ele. Num dia cheio de tarefas, é importante reservar tempo para estar com Jesus, criar comunhão com Ele, permitir que Ele fale ao nosso coração.
Sentar-se ao pés de Jesus é escutar o Seu ensinamento Estar aos pés de Jesus é mais do que um ato físico, é um sinal de desejo de estar na Sua presença e escutar a Sua palavra com o coração aberto e sem distrações. Maria estava disposta a aprender com Jesus, absorver os seus ensinamentos e a deixar-se moldar pelas Suas palavras e isto é ir muito além duma leitura superficial da Bíblia ou dumas orações apressadas. Escutar Jesus vai além de ouvir as palavras; é estar disposto a aprender e transformar as nossas vidas de acordo com o que Ele ensina. Muitas vezes, escutar a voz de Jesus implica um chamamento à mudança ou a praticar uma determinada ação na nossa vida e isto exige coragem e fé.
Sentar-se aos pés de Jesus é desacelerar e viver o agora Maria foi capaz de para tudo o que estava a fazer e concentrar-se totalmente em Jesus. Num mundo acelerado, muitas vezes vemo-nos a correr duma tarefa para a outra sem realmente parar para refletir ou nos conectarmos com Deus. Maria ensina-nos a importância de desacelerar, de fazer uma pausa nas obrigações e de nos permitirmos estar em comunhão com Jesus. É preciso encontrar durante o dia momentos para desacelerar e buscar o silêncio para ouvir o que Deus deseja comunicar ao meu coração. Neste encontro, Maria não estava preocupada com o que mais precisava de ser feito, ela escolheu viver o momento presente e aproveitar a oportunidade de estar na presença de Jesus. Na nossa vida agitada, podemos aprender com Maria a focarmo-nos no agora e não nos perdermos em antecipações do futuro ou preocupações com o passado. É preciso desligar para usufruir da presença de Jesus e vivê-la com simplicidade e quietude.
Sentar-se aos pés de Jesus é abraçar a humildade Maria mostrou-se humilde ao colocar-se aos pés de Jesus, reconhecendo a Sua autoridade e sabedoria. Para se ser discípulo, precisamos de abraçar a humildade, reconhecer que há sempre algo a aprender com Jesus e que não somos os “mestres” da nossa própria jornada. A humildade permite-nos ter um coração aberto para ouvir a aprender e assim nos tornarmos discípulos mais atentos e obedientes.
No meio das nossas correrias, perdemo-nos em mil tarefas e nem sempre percebemos a agitação estéril e a ansiedade que nos provocam! No turbilhão do dia-a-dia, afastamo-nos da presença amorosa e transformadora de Cristo, porque não ousamos “desacelerar” e reservar tempo para estar com Ele e escutá-Lo com atenção, para que nos fale ao coração! Reflitamos:
Reservo tempo para escutar Jesus, através da oração e meditação da Palavra, durante o meu dia?
Quais são as preocupações e agitações que me afastam de Jesus?
Imagino que estou aos pés de Jesus… que Lhe diria agora?
O que me falta para ser um discípulo mais atento e obediente?
Jesus conhece o nosso cansaço, a nossa ansiedade, as nossas batalhas… No meio do alvoroço do mundo, Ele guia-nos com a Sua voz, se os nossos ouvidos estiverem sensíveis e os nossos corações dispostos a obedecer à Sua vontade. Querendo ser transformados, façamos-lhe os nossos pedidos, sem esquecer os mais revoltados com a vida.
Usufruindo deste momento, em que estamos “sentados” aos pés de Jesus, em silêncio, escuta e comunhão com Ele, rezemos humildemente ao Pai.
Senhor, como Maria, quero sentar-me aos Teus pés, largar a pressa, as distrações e ouvir a Tua voz que dá vida! Ensina-me a silenciar o meu coração, a deixar para trás as muitas tarefas e simplesmente estar contigo, em paz, em escuta e adoração.
Testemunhas da alegria de escutar Jesus, benzemo-nos.