Semana de 8 a 14 de junho de 2025 SOLENIDADE DO PENTECOSTES – ANO C
Jesus prometeu-nos que enviaria o Espírito Santo descer sobre nós, receberíamos poder e seríamos suas testemunhas. Jesus cumpriu. E nós? É exatamente em oração que devemos colocar esta pergunta. Preparemo-nos para receber o Espírito Santo…
Unidos pela fé e cheios de sabedoria e força que nos vem do Espírito Santo, benzemo-nos
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui,
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: e aclamar Deus Trino de Amor.
Em nome do Pai…
Inundados com o fogo de amor que vem sobre nós e nos ensina a amar, a orar e aumenta a nossa fé, louvemo-Lo
O Espírito Santo que Deus, no Seu infinito amor, derrama sobre cada um de nós, transforma-nos em Homens novos, testemunhas alegres da Sua presença no mundo, pois Ele é a nossa força, a nossa paz, o nosso guia! Com o coração cheio dos dons de Deus, humildemente, agradecemos-Lhe o tanto que ilumina o nosso caminho!
Duma forma iluminada pelo Espírito Santo, vamos ler Atos 2, 1-11
Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus».
O ser humano pode estar cheio de muitas coisas e de coisas diferentes… cheio de comida, cheio de bebida, cheio de si mesmo, cheio de críticas, cheio de orgulho e egoísmo e até cheio de nada. Deus quer que estejamos cheios de quê? Neste texto dos Atos dos Apóstolos, diz que no dia do Pentecostes “todos ficaram cheios do Espírito Santo”.
A palavra “cheio” traz o sentido de plenitude e totalidade. Quando afirmamos que algo está cheio, estamos a dizer que está pleno, repleto, totalmente abastecido. Portanto, quando aplicado a um ato do Espírito Santo sobre o cristão, reflete a comunicação plena da plenitude de Deus em nós, é sermos abastecidos por aquilo que da parte de Deus pode ser comunicado a cada cristão que são os seus dons, é ficar totalmente imerso em Jesus como um copo cheio fica num balde de água.
Ser cheio do Espírito Santo é mais do que uma experiência momentânea, uma oração, uma vigília ou uma missa, é um estilo de vida, uma constante procura por se tornar parecido com Cristo e permitir que a presença de Deus se manifeste de maneira visível em todas as áreas da vida.
Ser cheio do Espírito Santo manifesta-se nas tomadas de decisões diárias. Ao procurar a orientação do Espírito em momentos de dúvida, muitas pessoas sentem uma paz interior ou uma convicção no seu coração sobre o que é certo. Isto pode ser especialmente importante em momentos de escolha, seja em relação ao trabalho, família ou até nas situações quotidianas. Ao tomar decisões, uma pessoa cheia do Espírito procura a sabedoria, pergunta a Deus o que é mais correto e alinha com os princípios divinos, em vez de se guiar apenas pela lógica e interesses pessoais. Isto reflete-se em atitudes como honestidade, integridade e disposição para ajudar os outros. O Espírito Santo capacita-te para viver e agir de maneira justa e fugir do egoísmo.
Ser cheio do Espírito Santo manifesta-se na forma como lidamos com os outros. O Espírito Santo ajuda a desenvolver os Seus frutos como paciência, bondade, mansidão e autocontrole. Em conflitos ou dificuldades de relacionamento, Ele pode dar-te a força para perdoar, ser mais compreensivo e amar as pessoas como Cristo amaria.
Ser cheio do Espírito Santo manifesta-se na intimidade com Deus. Para ser cheio do Espírito Santo é importante cultivar uma relação íntima com Deus através da oração, leitura da Bíblia e meditação. À medida que te aproximas de Deus, o Espírito Santo guia-te, fortalece a tua fé e traz o entendimento das Escrituras. Viver cheio do Espírito Santo é tirar todos os dias um tempo para orar e procurar a direção de Deus para o teu dia. As pessoas cheias do Espírito Santo procuram constantemente a direção divina nas suas orações, confiando que o Espírito lhes oferece sabedoria.
Ser cheio do Espírito Santo manifesta-se na transformação pessoal. Se olharmos para o tempo que Jesus passou com os seus discípulos, como um processo de transformação das suas vidas, o “cheios do Espírito Santo” foi exatamente a última fase. Quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos, eles são transformados e passam de desertores desanimados a testemunhas genuínas de Jesus. Quando uma pessoa permite que o Espírito Santo atue na sua vida, ela começa a refletir o caráter de Cristo, sendo mais amorosa, paciente, perdoadora e justa.
Ser cheio do Espírito Santo, é compreender a linguagem do amor, da compaixão, da dádiva e, movidos por uma fé viva, deixarmo-nos transformar; buscar uma maior intimidade com Deus e deixarmos que Ele tome conta do nosso coração, incondicionalmente! Reflitamos
Já me senti cheio do Espírito Santo? Como foi?
É em oração que faço o discernimento sobre as grandes decisões da minha vida? Porquê?
De que forma procuro receber o Espírito Santo?
Quando foi a última vez que a conversão, a intimidade com o Senhor, o encher do Espírito Santo me transformou? E de que forma?
Façamos um momento de silêncio e recolhimento! Sintamos a chama interior que nos revela a luz e as bênçãos do Espírito Santo! Ele transforma as nossas dúvidas em fé viva, os nossos medos em coragem e derrama sobre nós os Seus dons! Empoderados com a Sua presença, façamos-Lhe as nossas preces, não esquecendo a compaixão pelo mundo.
Cheios do Espírito Santo, rezemos ao Pai
Vem Espírito Santo, habita em mim e no meu lar! Sê o elo que renova o nosso amor, que fortalece os laços que nos unem e que nos concede a paz! Sopra sobre nós e enche-nos com os Teus dons: sabedoria para compreender, paciência para escutar, ternura para cuidar e fé para continuar! Anda em nossos caminhos, renova as nossas palavras, os nossos gestos, os nossos pensamentos, senta à nossa mesa e abençoa-nos!
Abençoados com os dons do Espírito Santo, benzemo-nos