Semana de 11 a 17 de maio de 2025 IV DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C
Uma das formas de aproveitar este momento é deixarmo-nos ir, deixarmo-nos guiar e ver e sentir o que acontecer. Tentemos esvaziar-nos das nossas preocupações, esquecer o que há para fazer e aproveitar, em família, este bonito momento de oração.
Com o nosso coração atento à voz mansa e segura do Bom Pastor, que nos conhece e chama, benzemo-nos
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui,
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: e aclamar Deus Trino de Amor.
Em nome do Pai…
O Bom Pastor, com o Seu infinito e ousado amor, “sopra a Sua vida em nós e é tão bom para nós”! Louvemo-Lo!
Jesus conhece-nos profundamente… E a Sua voz firme, mesmo no meio do ruído do mundo, faz eco no coração das Suas ovelhas (cada um de nós)! Ele estende-nos a Sua mão forte e guia-nos com amor, segurança e paz… Acarinhados com o Seu abraço terno e protetor, deixemos que o nosso coração Lhe diga, com todo o amor que Lhe temos, o quanto Lhe queremos agradecer!
Concentrados na palavra, escutemos, na voz de um de nós, o texto de Jo 10, 27-30, cuja mensagem fortalece a nossa fé e revigora a nossa esperança!
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».
O texto desta oração apresenta algumas qualidades do “Bom Pastor” que é Jesus.
Primeira: O Pastor conhece as suas ovelhas Quando Jesus diz “eu conheço as minhas ovelhas”, isso revela que Ele não nos conhece apenas duma forma superficial ou genérica, como o nosso nome e mais nada, mas de uma maneira pessoal, profunda e íntima. Jesus conhece aqueles que O seguem de maneira única e completa, entende as suas necessidades, desafios e procura um relacionamento profundo com cada um. Ele conhece as nossas alegrias, tristezas, medos, fraquezas, lutas e isso acontece porque as ovelhas escutam a sua voz e O seguem.
Este conhecimento é fruto dum relacionamento pessoal e contínuo, baseado na escuta e na obediência e por isso somos chamados a procurar um relacionamento íntimo com Jesus através duma vida de oração, meditação da Palavra e um coração disposto a segui-l’O. A profundidade da relação prende-se com a escuta da voz do Pastor e escutar a voz do Pastor significa estar atento aos seus ensinamentos e à sua orientação, o que envolve estar em sintonia com a Sua Palavra e com o Espírito Santo.
Ao dizer que conhece as Suas ovelhas, Jesus está a afirmar que somos seus e, como parte do rebanho de Jesus, somos chamados a viver em comunidade com os outros crentes. Jesus conhece cada uma das Suas ovelhas individualmente e coloca-as em comunhão umas com as outras. A vida cristã não é uma jornada solitária, mas uma jornada em comunidade com a Igreja, o corpo de Cristo, e assim devemos crescer juntos com os outros cristãos, guiados por Jesus, o Bom Pastor.
Segunda: O Pastor dá proteção e segurança Jesus assegura que as Suas ovelhas, aqueles que escutam a Sua voz e O Seguem, têm uma segurança eterna. A vida que Ele oferece não é uma vida qualquer mas uma vida que não está sujeita à destruição ou ao fim. Esta promessa de vida eterna transcende a morte física e significa que aqueles que creem n’Ele viverão com Ele para sempre. O compromisso de Jesus, como Bom Pastor, não é apenas conduzir e guiar as ovelhas, mas também protegê-las de todo o mal. A sua entrega por nós demonstra o seu compromisso absoluto em garantir a nossa segurança e proteção.
Ao dizer “ninguém as arrebatará das minhas mãos”, Jesus enfatiza a proteção absoluta que oferece às Suas ovelhas. Ele é o único que pode manter as ovelhas seguras, mesmo diante das dificuldades, tentações ou ataque do inimigo porque nada pode separar-nos do amor que Jesus tem por cada um de nós. Desta forma, somos convidados a confiar plenamente em Jesus, a depender da Sua graça e a perseverar na fé até ao fim, confiantes de que Ele nos sustenta e protege em todas as circunstâncias.
Esta segurança e proteção é algo que vem do Pai pois Jesus tem uma ligação direta com o Deus Pai e esta união entre Jesus e o Pai é garantia de que a proteção que nos é dada é divina. A segurança das ovelhas não vem apenas do poder individual de Jesus mas também da autoridade de Deus, garantindo que as Suas ovelhas estão seguras nas mãos do Pastor que é um com o Pai. O Pastor Jesus oferece segurança total sem que ninguém possa interferir no seu cuidado pelas ovelhas.
Jesus, o Bom Pastor, é o nosso refúgio, a nossa identidade e a nossa salvação, em todas as circunstâncias! Ele conhece as nossas lutas, os nossos silêncios, os nossos medos e, mesmo quando nos afastamos, Ele chama pelo nosso nome!; Ele permanece!; Ele cuida e protege! Reflitemos.
Sinto o Espírito Santo em mim? Ouço a Palavra que o Senhor tem para mim?
A minha fé é muito própria e pessoal ou engrandece com o sentido comunitário e eclesial?
Confio em Jesus? Afirmo categoricamente que morreu por mim… por nós?
Entrego a minha vida a Deus? Confio que é o Pai que olha por mim, me orienta, me protege e que tem um plano para a minha vida?
O que faço e de que forma faço para me entregar a Deus, confiar em Jesus e sentir o Espírito Santo?
Somos as ovelhas amadas do Pai, e nada O afasta de nós, nem nada nos “arranca” do Seu colo de amor seguro e protetor, por maiores que nos pareçam ser as adversidades e desafios que a vida nos coloca! Deixemos brotar do fundo do nosso coração, em resposta à Sua voz que nos conhece e chama pelo nome, todos os pedidos que Lhe queremos fazer. Não esqueçamos de Lhe pedir refúgio para tantos irmãos que sofrem…
Rezemos ao Bom Pastor que nos guia, nos sustenta e nos protege!
Senhor Jesus, o Bom Pastor, que cuidas de cada ovelha com ternura e fidelidade, venho até Ti, de coração aberto, pedir-te que me dês ouvidos atentos para reconhecer o Teu chamado e um coração fiel para Te seguir, sem medo! Que eu nunca me afaste de Ti e que a minha vida seja um testemunho de gratidão e confiança! Guia-me sempre, Bom Pastor, pelo caminho da paz e da verdade!
Apascentados pelo Bom Pastor, que garante a nossa segurança e proteção, benzemo-nos