Semana de 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA – ANO C

Jesus Nasceu! O ano está a mudar. E nós? Continuamos a fazer tudo como fazíamos?
É importante melhorar. É importante procurar novas oportunidades de melhoria, novas formas de orar, outras maneiras de nos encontrarmos com Deus.
Tenhamos a Bíblia aberta em Lucas 2 e uma vela acesa.


Ansiosos para “estar na casa de nosso Pai”, escutá-lO, obedecer-Lhe e viver ao ritmo dos Seus ensinamentos, benzemo-nos.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


A Graça é de graça, mas não é barata. Louvemo-Lo!


Aquele que está unido a Deus e “cresce em graça” à semelhança de jesus, é capaz de, em todas as circunstâncias, amar sem medida, amar a fundo perdido, amar até ao dom total de si! Guardemos as palavras de ” Jesus menino” no nosso coração e sintamo-nos jubilosos por podermos dedicar, com ternura e amor, a nossa sentida oração de gratidão ao Pai.


Preparemos o nosso coração, com afeto, propósito e solicitude, para acolher a mensagem de Lc 2, 41-52, na voz de um de nós.


Deixemos que esta mensagem amadureça e se consolide no nosso coração.


Por vezes fechamo-nos num espaço cómodo, com a nossa indiferença ou com o nosso silêncio cúmplice face à invasão contínua de valores que, tantas vezes, põem em causa a nossa fidelidade à palavra de Deus! Precisamos de crescer diariamente! A compreensão, a humildade, o respeito, a comunhão e o amor a Deus, potenciam o nosso crescimento, abrem-nos horizontes e levam-nos ao encontro do mundo. Reflitamos.

  • Dou conta do meu próprio crescimento? Como é que me apercebo que cresço?

  • Como faço para crescer? Em estatura? E em sabedoria? E em graça?

  • Procuro a graça do Senhor? Como faço isso?

  • Que preciso fazer, concretamente, para ser mais humilde?


A nossa vida de todos os dias é marcada, a cada instante, por tensões, ansiedades, conflitos e problemas que mexem com o nosso equilíbrio e a nossa harmonia… Deus ama-nos, a cada instante, agindo nas nossas forças, fraquezas, dúvidas, esperanças e ajudando-nos a crescer em intimidade e graça, com Ele. Façamos-Lhe os nossos pedidos.


Sabendo que a Tua graça vem sem pedir, mas que é importante também nós fazermos a nossa parte, rezemos…


Todos nós crescemos em sabedoria, estatura e graça. Temos dificuldade em perceber que estamos a crescer e, normalmente, são os outros que nos dão essa indicação. Já na graça, é um processo que só Tu sabes, Senhor. É fruto das nossas conversas, da minha perceção que sem Ti não sou ninguém. É tão bom crescer no Teu colo…


Com esta ideia de estarmos no colo do Senhor, benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração