Semana de 12 a 18 de maio de 2024
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR – Ano B

Nem sempre é fácil compreender a mensagem na oração. Devemos prepararmo-nos e disponibilizarmo-nos para encontrar esse tempo de intimidade com Jesus de modo a ouvir o que Ele tem para nos dizer.
Para isso é necessário prepararmos o espaço adequadamente, termos a Bíblia aberta em Atos dos Apóstolos 1, encontrarmos uma posição confortável e darmos início a este momento acendendo uma vela no meio de nós.


Animados e orientados por Cristo ressuscitado, elevado à glória do Pai, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Querendo estar na presença de Deus, sentindo o Seu abraço a embalar-nos, louvemo-Lo


Com os nossos olhos de corações humanos levantados às alturas onde Cristo se encontra – no trono de Deus Pai – exultemos de alegria e felicidade por Aquele que, não visível aos nossos olhos, se tornou invisível e presente, elevado ao céu. Maravilhados com o mistério da ascensão, bafejados pelo sopro do Espírito e com um sorriso sincero nas nossas faces, digamos ao Pai as coisas pelas quais Lhe somos gratos.


Hoje vamos dar vida e energia ao evangelho! Escolhemos quem vai ler as “personagens” (narrador, discípulos, Jesus e os dois homens) do texto de At 1, 6-11, e prestemos atenção à mensagem.


E, agora, aprofundemos a mensagem


Contemplando a ascensão de Jesus, percebemos qual é a meta do nosso caminho: a Vida plena junto do Pai. Isto dá um novo sentido à nossa vida, às nossas lutas, ao nosso compromisso, à nossa entrega à construção do Reino de Deus. Reflitamos:

  • Como entendo a Ascensão de Jesus? Que importância tem para mim?

  • Sinto que tenho um lugar reservado junto a Deus? Que implicações tem na minha vida?

  • Vivo com a certeza da vida eterna e fazendo o caminho para o Reino dos Céus?

  • Onde e como procuro a presença íntima de Jesus?

  • Como foi a última ou a mais relevante experiência de encontro íntimo com Jesus Cristo?


Não estamos sozinhos, entregues à nossa sorte, às nossas decisões falíveis, aos nossos medos e contradições. Embora curvados pelo cansaço do caminho e seduzidos pelos apelos do mundo é através do Espírito Santo que Jesus nos acompanha, nos orienta e nos dá força para levar para a frente a missão. De olhos “postos no céu”, em Jesus ascenso, deponhamos na Sua luz, os nossos pedidos.


Deixando-nos guiar pela Palavra que transforma corações, rezemos


Senhor Jesus, Vós que ao subir ao Céu, nos vestistes com o dom do Espírito Santo, fazei de nós vossas testemunhas na vida de cada dia, para que possamos transmitir sempre a alegria da vossa Misericórdia.
Dai-nos a força da fé, para que o medo não nos vença, as dificuldades não nos impeçam, a incompreensão não nos desanime, mas que sejamos, sempre e em toda parte, a vossa Boa Nova, reveladora do vosso amor.


Abençoados com o Espírito Defensor, que nos faz fortes para viver a Verdade de Cristo, dando testemunho a todos, benzemo-nos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração