Semana de 5 a 11 de maio de 2024
VI DOMINGO DA PÁSCOA – Ano B

Porque orar em família só pode ser entendido como amor, preparemos este momento com este pensamento: é o tempo de sentir, de amar, de estarmos juntos e com Ele no meio de nós.
Cuidemos do espaço, do conforto, da motivação e da serenidade para que a oração seja o mais proveitosa possível.
Tenhamos connosco a Bíblia aberta em João 15 e uma vela para acender quando todos estivermos prontos para começar.


Com disponibilidade para acolher o amor de Deus, “fonte de vida”, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Louvemos ao Pai, pelo Filho amado que nos ensinou a permanecer no Seu amor, a servir e a dar a vida, para que todos tenham Vida.


Deus Pai, pelo Seu amor e bondade infinita, chama-nos, indica-nos os caminhos que devemos percorrer, apoia-nos e sustenta-nos ao longo da caminhada. Jesus, O Seu Filho amado e nosso irmão, que permanece no amor do Pai, inspira-nos pelos Seus gestos e palavras, a partilhar e a desfrutar do entusiasmo de sermos d’Ele. É cheios de alegria, de O sentir em nós, que Lhe dizemos: “Obrigado Pai por…
Completemos com o que espontaneamente sai do nosso coração!


Procuremos escutar, na voz de um de nós, as indicações que Jesus nos dá, em Jo 15, 9-14


Um texto tão pequeno e com mensagens tão profundas. Atentemos…


O amor que conhecemos implica sempre uma reciprocidade: ser amado para amar, receber para dar…Mas o amor de Deus existe antes de nós: podemos recusar o Seu amor inesgotável, mas Deus jamais deixará de nos amar. Somente deixando-nos ser amados por Ele, numa relação de confiança, proximidade, intimidade e comunhão, chegaremos, pouco a pouco, a amar como Ele nos ama! Reflitamos:

  • Conheço e percebo os Mandamentos? Caso contrário não os consigo guardar…

  • Como faço para obedecer à vontade de Deus e aos Seus Mandamentos?

  • Concentro-me e foco-me em Jesus para chegar a Deus?

  • Sinto-me amado por Jesus e por Deus?

  • Vivo e pauto a minha vida pelo amor, pelo amor aos outros e pelos outros?


O amor de Deus enche os nossos corações, e a certeza da Sua fidelidade, encoraja-nos a avançarmos, enfrentando as crises, as incertezas, as tempestades e as vicissitudes que surgem nas nossas vidas. Filiados ao Pai e obedientes ao Seu mandamento “amai-vos uns aos outros” sem exceção, beneficiamos da Sua misericórdia e bondade, dizendo-Lhe tudo aquilo que necessitamos para nós e para os outros.


Abrasados pelo amor desinteressado, gratuito, total, que tem a marca de Jesus e que somos chamados a testemunhar, rezemos


Senhor Jesus, damos-te graças pelo amor com que nos instruis a permanecer na relação com o Pai. Corremos o risco de não a compreender, de a diminuir ou de a esquecer.
Dá-nos, Senhor, um olhar de fé e de esperança que ultrapasse as palavras e os desejos e vá ao concreto das obras, à semelhança de ti, Jesus, ensina-nos a fazer o bem aos nosso amigos. Ajuda-nos a sorrir sempre e a ter as mãos abertas para quem precisa. Que saibamos perdoar e pedir perdão.


Determinados a sermos reflexo do amor do Pai, benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração