Semana de 17 a 23 de março de 2024
V DOMINGO DA QUARESMA – Ano B

De modo a nos prepararmos da melhor forma para a intensa vivência da Páscoa do Senhor, entreguemo-nos a este momento de oração de forma descomplexada, vivificante e entusiasmante.
Entendamos o que precisamos e tenhamos em consideração o que os outros necessitam para todos juntos usufruirmos o melhor possível desta oração.
Podemos ter uma Bíblia preparada para a leitura de João 12, 20-33 e uma vela para acendermos quando estivermos todos prontos.


Querendo trilhar um caminho de amor e de doação, de onde brote a Vida verdadeira, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Com entrega confiada nas mãos de Deus, Aquele que dá a Sua vida aos outros, sejamos “trigo” e louvemo-Lo


Verdadeiramente decididos a conhecer Jesus, olhando para Ele, identificando-nos com Ele, aprendendo com Ele a pôr a nossa vida ao serviço do projeto de Deus, sigamos os Seus passos até ao caminho da cruz. Renascidos e de coração transformado pelo amor infinito de Deus, deixemos que Ele ouça a nossa voz revelar-Lhe o tanto pelo que Lhe estamos gratos.


Um voluntário para a leitura de João 12, 20-33


Tentemos explorar um pouco deste texto do Evangelho


Jesus pôs a Sua vida ao serviço do Pai; recusou qualquer projeto pessoal de triunfo e de glória humana, para abraçar o plano de Deus para o mundo e para os homens. Denunciou as leis e os comportamentos geradores de sofrimento e por isso, foi preso, condenado e morto na cruz: a expressão suprema de uma vida entregue por amor. Reflitamos nesta lição do amor que nos “convida” a “nascer de novo”.

  • Sou um grão de trigo que vive de forma egoísta ou renuncio a mim mesmo em prol dos outros?

  • Em que aspetos e atitudes da minha vida estou disposto a morrer?

  • Que transformações preciso de fazer em mim, na minha maneira de ser e nas minhas atitudes para que possa dar fruto?

  • Tenho vontade e coragem de implementar este processo na minha vida, como jesus fez?


Jesus desceu até nós, “vestiu” a nossa humanidade, conheceu as nossas fragilidades, partilhou as nossas dores, medos e incertezas, experimentou as dificuldades do caminho que temos de fazer todos os dias. Tornou-se, verdadeiramente, nosso irmão… Por Sua intercessão diante do Pai, peçamos-lhe o que tanto necessitamos para nós e para os outros.


Com fé, rezemos fervorosamente, e aprendamos a discernir e a acolher a vontade do Pai.


Deus nosso Pai concedei-nos que nas provações da vida participemos intimamente na Paixão redentora de vosso filho para termos a fecundidade da semente que morre e sermos acolhidos como Vossa messe no Reino dos Céus.“


Abençoados com a comunhão do pão feito do grão de trigo que caiu na terra e que, na Eucaristia, se torna o corpo de Cristo benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração