Semana de 21 a 27 de janeiro de 2024
III DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano B

Preparemos o melhor possível este momento de oração de modo a ser aproveitado por todos: o espaço, o conforto, o silêncio, a ausência de distrações, …
Tenhamos a Bíblia preparada e a vela acesa simbolizando Jesus no meio de nós.


Cientes que Deus ama a todos sem exceção e de forma incondicional, pois no Seu coração de Pai todos têm lugar, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Convidemos Jesus a vir ao nosso encontro pois sem Ele, a vida é “coisa pouca” e “tudo soa vazio”… Louvemo-Lo, cantando:


Somos chamados a descobrir, a aceitar e a amar este Deus de coração misericordioso, que escancara as portas a todos, que percorre, de mãos dadas connosco, o caminho que nos conduz à Vida plena e à felicidade sem fim. A Sua presença constante, os Seus ensinamentos e a Sua bondade enternecem e alegram os nossos corações. Façamos-Lhe a nossa oração de gratidão, enumerando, em voz alta, tudo aquilo que Lhe queremos agradecer.


Deixemo-nos desafiar e inspirar pela Palavra de Deus, em Jonas 3, 1-5.10 e em Marcos 1, 14-20. Pode ser lido em voz alta por um de nós e deixando ecoar a mensagem nos nossos corações



Vamos aprofundar este texto, meditando-o


Por vezes, o nosso comodismo, o nosso bem-estar, os nossos medos e o nosso egoísmo, impedem-nos de acolher o chamamento de Deus e de abraçar a missão que Deus nos entregou… Reflitemos:

  • As palavras e os gestos de Jesus estão integrados na minha vida e transparecem na minha forma de tratar, de servir e de cuidar aqueles irmãos e irmãs que caminham ao meu lado? Como?

  • Pessoalmente, o que devo mudar na minha maneira de pensar e de agir para que o Reino de Deus seja uma realidade mais presente na minha vida e na vida dos que me rodeiam?

  • Para mim, o que significa “arrependimento”?

  • Qual a situação em que foi mesmo bom sentir arrependimento e ser melhor? Foi com Jesus Cristo presente?


Dispostos a arrependermo-nos, a reformular os valores que nos orientam e a reequacionar a vida, de modo a acolher Deus no nosso coração, fazendo dele o nosso guia, e, sentindo a responsabilidade de saber que Jesus conta connosco, dirijamos-Lhe as nossas humildes preces, sem esquecer os nossos irmãos que vivem mergulhados na violência, na exploração, na solidão, na doença…


Capazes de uma conversão pronta, total e incondicional, rezemos


Senhor, queremos ouvir o Teu chamamento, converter-nos e ter a coragem de corresponder ao convite de Jesus e de embarcar com Ele na aventura de construir o Teu Reino, alterando as nossas atitudes de egoísmo, de orgulho, de autossuficiência, de comodismo, para que aconteça, na nossa vida e à nossa volta, uma transformação radical – uma transformação no sentido do amor, da justiça e da paz.


Deixemo-nos olhar por Deus, aceitemos olhá-l’O e recebamos as Suas bênçãos, benzendo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração