Semana de 13 a 19 de agosto de 2023
XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano A

Nem sempre compreendemos a mensagem na oração, porém devemos prepararmo-nos e disponibilizarmo-nos para encontrar esse tempo de intimidade com Jesus de modo a ouvir o que Ele tem para nos dizer.
Para isso é necessário prepararmos o espaço adequadamente, termos a Bíblia aberta em Mt 14, 22, encontrarmos uma posição confortável e darmos início a este momento acendendo uma vela no meio de nós.


Peregrinos ao encontro de Deus, com humildade, simplicidade e interioridade, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Naveguemos com fé em Jesus que nos abre caminhos seguros e nos revela o Seu amor.
Com alegria, louvemo-Lo:



Deus manifesta-Se no silêncio, na intimidade, na simplicidade, na humildade, na interioridade do coração do homem que vai ao Seu encontro.
Confiantes na Sua presença amorosa que nos faz sentir seguros e confortados, estendamos os nossos braços para Ele e digamos-Lhe, em voz alta, o tanto que Lhe queremos agradecer.


Em comunidade fraterna de amor e de partilha, fechemos os nossos olhos, e escutemos atentamente, na voz de um de nós, a Palavra Viva de Deus, no texto de Mt 14, 22-33.


Que narração intensa e inspiradora para alimentar a nossa fé! Debrucemo-nos sobre os ensinamentos que nos revela.


Por vezes, vivemos uma fé cómoda, instalada e pouco exigente… Quando o nosso “barco” é açoitado pelas ondas e navega dificilmente, com vento contrário, ficamos inquietos e sentimo-nos perdidos, sozinhos, abandonados, desanimados, desiludidos e incapazes de enfrentar as tempestades… Tornemos Jesus presente, com as Suas palavras “tende confiança, não temais”. Reflitamos:

  • Eu perco a fé? Em que momentos? Quando foi a última vez que me senti a ir abaixo na fé?

  • Peço ajuda? Em momentos de necessidade e nos de falta de fé, peço ajuda?

  • Sentir a presença de Jesus é essencial para mim? Porquê?

  • Como lido com a dificuldade em sentir a Sua presença?


Através de Jesus, o Deus de amor e de comunhão vem ao nosso encontro, estende-nos a mão e dá-nos a força para vencermos as adversidades, as desilusões e as hostilidades do mundo. Dispostos a reconhecê-l’O, a acolhê-l’O e a aceitá-l’O como “o Senhor”, Deus de misericórdia, entreguemos-Lhe os nossos medos, as nossas dúvidas e os pedidos que Lhe queremos entregar.


Abrigados em Jesus que nos sustenta, rezemos com fé


Cada um de nós, independentemente da “tempestade” que nos assola, façamos um momento de silêncio e, em intimidade com Jesus que nos estende os braços, falemos-Lhe e oremos-Lhe, como amigo e guia que é.


Confiantes e sem temor, seguros pela mão de Jesus e pelas bênçãos do Pai , benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração