Semana de 16 a 22 de julho de 2023
XV DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano A

Quantas mais vezes se ora, mais aproveitamos, melhor nos relacionamos com Deus e mais vezes sentimos Jesus Cristo no meio de nós. Porém, há que admitir que há tentativas que dão pouco ou não dão mesmo nada.
É mesmo assim, não vale a pena desanimar.
Esperançados, iniciemos este momento com a Bíblia aberta em Mateus 13 e a vela acesa como símbolo da presença d’Ele no meio de nós!.


Ávidos por conhecer a Palavra de Deus, eficaz, transformadora e geradora de vida, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Somos a semente que há de crescer, como profetas de Deus… Louvemo-Lo, anunciando o Seu amor e sendo fiéis mensageiros da vida, do perdão e da paz.


Cada um de nós é criado por e com amor e com dons e carismas que norteiam a nossa vocação e a nossa missão. Desfrutemos das bençãos que recebemos de Deus, apreciemos a Sua magnificência de Criador, sejamos Seus embaixadores e, com genuíno reconhecimento, façamos-Lhe, em voz alta, a nossa oração de agradecimento.


A Palavra de Deus é verdadeiramente fecunda e criadora de vida. Escutemos, na voz de um de nós, o texto pródigo de Mt 13, 1-9


Esforcemo-nos para compreender a Palavra que nos dá esperança, nos indica os caminhos que devemos percorrer e nos dá o ânimo para intervirmos no mundo.


Com frequência, olhamos o mundo que nos rodeia e ficamos desanimados com o materialismo, a futilidade e os falsos valores que marcam a nossa vida e a de muitos homens e mulheres do nosso tempo. A proposta que Jesus nos faz, é que façamos germinar a Palavra anunciada, proclamada, meditada, partilhada, celebrada, que cria comunidade e nos conduz à alegria plena.
Reflitamos sobre alguns aspetos:


  • Sou semeador como Jesus? Ou seja, evangelizo, espalho a Sua Palavra, dou o exemplo aos outros, sirvo a Igreja e a minha comunidade?

  • Arrisco, sem vergonha, a falar de Jesus aos outros?

  • Estou atento a perceber as consequências que as minhas ações provocam nos outros?

  • Tento melhorar(-me) dia após dia o meu efeito nos outros?


Quando a nossa vida está sustentada em Deus, a Sua Palavra interpela-nos, aduba o nosso coração, cria raiz, germina, até que se torne uma árvore boa e produza frutos bons. Contudo, não basta escutar! É imperativo colocar em prática, e perseverar na Palavra, por entre dificuldades, desânimo ou tristezas. Com a certeza que o Semeador é generoso, cuidador e paciente, coloquemos no Seu regaço, os pedidos que Lhe queremos fazer.


Acolhamos a Palavra de Deus e, intentos em fazê-la germinar e frutificar, rezemos confiadamente ao Semeador


Senhor, buscamos-Te na intimidade da oração mas nem sempre somos verdadeiramente perseverantes pois deixamo-nos levar por um entusiasmo passageiro, inconstante e sucumbimos nas provações…
Quantas vezes não permitimos que a Tua Palavra brote, germine e frutifique em nós!
Fortalece-nos com a presença constante de Cristo, vivifica-nos com a força do Espírito e torna fértil e frondosa, a terra árida dos nossos corações, para levarmos a Tua semente, a todos.


Abençoados com a Semente da Palavra, como terra boa, fortificada e capaz de produzir muitos frutos, benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Categorias: Proposta de Oração