Semana de 4 a 10 de junho de 2023
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – Ano A

O que fizermos para que Deus esteja connosco e nos fale, é caminho necessário para que isso efetivamente aconteça, senão o momento de oração é um monólogo ou apenas uma partilha entre nós. Cada um pode ter a sua técnica e estratégia, porém a preparação, a disponibilidade e o querer que Ele esteja no meio de nós é imprescindível.
Tenhamos a Bíblia aberta no capítulo 34 do livro do Êxodo e acendamos a vela ao iniciar este momento com um tempo de silêncio para evocar o Senhor.


Com a certeza que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estão connosco, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Louvemos a Santíssima Trindade com a certeza de casa cheia para a oração

Pai Santo eu Te adoro,
Te ofereço a minha vida.
Como eu Te amo.

Jesus Cristo eu Te adoro…

Espírito Santo eu Te adoro…

Trindade Santa eu Te adoro…


Contemplando a grandeza do coração de Deus que é amor, que é família na Santíssima Trindade, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor, ergamos a nossa voz, dizendo ao Pai tudo aquilo que Lhe queremos agradecer.


Quem lê hoje? Preferencialmente da Bíblia, no livro do Êxodo, no capítulo 34, lê a segunda frase do versículo 4 e continua até ao fim do versículo 6, salta o 7.º e lê os versículos 8 e 9.


Aprofundemos o texto e meditemos:


O amor de Deus é uma oferta gratuita, incondicional, absoluta, que ensina e conduz a vida plena, numa expressão viva do amor trinitário. Firmes na fé, sentindo-nos membros da família de Deus, reflitamos

  • Qual a primeira impressão que ficam de mim? Será forte/poderoso, bem na vida, melhor que os outros ou que amo incondicionalmente e sou do bem?

  • Sou ousado como Moisés e evoco o Senhor à minha presença? E isso resulta?

  • Adoro frequentemente o Senhor ou só peço e, eventualmente, agradeço?

  • A palavra “arrependimento” faz parte do meu vocabulário e atitudes frequentes? Será que consigo mudar e melhorar essas atitudes?

  • Perdoo com facilidade ou guardo rancor, raiva e maldade?

  • Nos braços da Santíssima Trindade, a unidade que é Deus clemente e compassivo, lento para a ira e rico de misericórdia, depositemos, confiantes e em voz alta, as nossas preces


    Em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, rezemos de mãos dadas


    Deus de amor e de paz, terno e misericordioso, nós Te louvamos e bendizemos pela comunhão do Espírito Santo na qual nos uniste a Ti, pelo Teu Filho Jesus. Inflama o nosso coração de amor pela Santíssima Trindade, para que Ela nos una no respeito por cada pessoa, na paz, na alegria e na força e coragem para proclamarmos a Tua Vida que age em nós.


    Abençoados pelo amor e pela presença da Trindade Santa no nosso lar e nos nossos corações, benzemo-nos

    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


    Categorias: Proposta de Oração