Semana de 30 de abril a 6 de maio de 2023 IV DOMINGO DA PÁSCOA – Ano A
O momento de oração deve ser um momento desejado. Mesmo que, por vezes, não seja o caso, procuremos preparar o momento de forma a criar essa expetativa, essa vontade, esse desejo… Preparemos a Bíblia aberta em Jo 10 e uma vela para acender ao iniciar a oração.
Acolhendo o Bom Pastor no nosso coração, benzemo-nos, deixando que nos recrie, vivifique e transforme
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui,
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: e aclamar Deus Trino de Amor.
Em nome do Pai…
Privilegiados por falarmos com Deus, ouçamos a Sua voz e encontremos calma e paz na oração, louvando-O
Na oração encontro calma Na oração encontro paz Orar a Deus faz bem a alma Falar com Deus me satisfaz.
Falar com Deus que privilégio Abrir a alma ao Criador Sentir que os céus estão abertos E ouvir a voz do Salvador.
Grande é o nosso Deus E as obras que Ele faz O Seu amor não tem limite Em Seu perdão encontro paz.
Se olharmos para o mundo com olhos de esperança, podemos ver Deus por detrás de cada gesto de amor, de bondade, de coragem, de compromisso com a construção de um mundo melhor.
O nosso Deus “abre-nos a porta”, concede-nos as Suas dádivas e chama-nos a colaborarmos com Ele, Em voz alta, mostremos-Lhe quão gratos estamos pelas Suas bênçãos.
Cada um de nós é um instrumento através do qual Deus realiza a Sua obra no mundo. Com a devida estima, um de nós pode contribuir dando voz à Sua Palavra em Jo 10, 1-10
Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».
Convertamos os nossos corações à Palavra do Pai, procurando conhecer melhor a mensagem que escutámos
A porta é um objeto muito importante no nosso quotidiano. Sem ela não teríamos acesso a diversos lugares, sem ela as nossas vidas seriam muito limitadas. A palavra porta também pode ter o significado de “oportunidade” , quando usada no sentido metafórico dizemos “abriu-se uma porta para mim”. Neste texto do Evangelho, Jesus afirma metaforicamente ser a porta. Alguns significados desta afirmação.
Uma porta que dá vida “Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância.” Em Jerusalém, próximo da porta das ovelhas existia um tanque que ficava nas traseiras do templo e esse tanque chamava-se Betzatá, isto é, casa da misericórdia. Podemos ver uma referência a isto em João 5, 2. O tanque tinha como finalidade primeira a lavagem das ovelhas antes de serem sacrificadas no altar do templo. O único caminho que dava acesso a este templo era através da porta das ovelhas. As ovelhas passavam por aquela porta e não saíam mais. Entravam para serem degoladas, sacrificadas e consumidas pelo fogo. Cada ovelha que entrava pela porta para ser sacrificada carregava consigo o nome da pessoa ou da família ofertante. Na porta Jesus, as ovelhas entram e saem, as ovelhas que entram não permanecem lá dentro para serem sacrificadas mas saem para se alimentar do pasto, se alimentar de vida. Ao longo da história, muitas pessoas levadas pela ilusão perderam-se na “porta do vício”, “porta do roubo”, “porta do dinheiro fácil”. Jacob aproveitou uma oportunidade (porta aberta) para tirar o título de primogénito ao irmão, Esaú. Muitas pessoas bateram a todas as portas mas esqueceram-se que a única que dá vida é Jesus. Quando pensas que estás num beco sem saída, lembra-te: Jesus é a porta certa, a porta que dá vida e não conduz ao sacrifício.
Uma porta que dá salvação “Quem entrar por Mim será salvo.” Reconhecer que Jesus é a porta não é suficiente. É necessário entrar por Ele. Estar perto da “porta Jesus” também não é suficiente. O que está a 20 centímetros ou a um quilómetro da porta estão na mesma situação: não entraram nela. Seremos salvos se entrarmos por Ele. Noé entrou pela porta da arca e ficou em segurança, sendo salvo. Entrar pela porta Jesus é depender d’Ele, entregar-se a Ele, descansar n’Ele. Quando penduramos alguma coisa no cabide o que impede que alguma coisa caia é o gancho. Se ele segura bem, nada do que está pendurado nele poderá cair. Precisamos de confiar em Cristo como as coisas que estão penduradas no gancho do cabide. Jesus é firme, como um gancho bem parafusado. Se te penduras nele não podes perecer, serás salvo. Se queres compreender melhor os textos bíblicos, a porta é Jesus; se queres entrar pelo caminho da santidade, a porta é Jesus; se queres uma comunhão mais íntima com o Pai celeste, a porta é Jesus; se queres libertar-te de algo, a porta é Jesus, porque Ele libertou tantos das suas amarras.
Entrar pela “porta Jesus” é encontrar refúgio, segurança, é entrar pelo caminho que leva à felicidade, ao Pai, à salvação para não nos perdemos em portas paralelas.
É mais fácil continuar comodamente instalados na “porta”da auto-suficiência, do que “dar o braço a torcer” e reconhecer, com humildade, a necessidade de eliminar os preconceitos, de refazer os esquemas mentais, de admitir as falhas, os limites, as incoerências e entrar na “porta Jesus”. Aceitemos os desafios de Deus, questionemo-nos e reflitamos:
Penduro-me em Jesus?
Tenho noção que Jesus é o caminho para a felicidade?
Qual é a “porta paralela” que mais me afasta de Jesus?
No dia-a-dia, lembro-me de O procurar?
Qual a situação em que depositei toda a confiança n’Ele?
Todos somos chamados “a ser” e “a fazer”… Essa vocação impele-nos a tornarmo-nos cada dia um pouco mais santos e a servirmos no mundo e na Igreja! Neste Dia Mundial das Vocações, unamos as nossas vozes e façamos a oração:
Senhor Jesus, filho de David, Tu que derramas a Tua luz sobre nós, continua a inspirar-nos com a Tua bondade e misericórdia, para que possamos discernir a Tua vontade nas nossas vidas. Que possamos ouvir o Teu chamamento, seja para o sacerdócio, para a vida consagrada, o matrimónio, o serviço aos necessitados ou em qualquer outra vocação, seguindo sempre o caminho que leva a Ti.
Senhor Jesus, nós Te pedimos a coragem e a graça de não nos deixarmos tentar pelo supérfluo. Ajuda-nos a escutar a Tua voz, a partir apressadamente como Maria, e a ouvir-te serenamente como Marta. Que o nosso “Sim” seja sempre um ato de amor e de entrega total a Ti.
Senhor Jesus, nós Te rogamos por todos os jovens. Abençoa-os no discernimento da sua vocação, para que possam crescer em sabedoria, santidade e alegria. Guia-os nos momentos de provação, para que a sua vida seja sempre um reflexo da Tua luz.
Maria, Senhora nossa, nossa Mãe, ilumina-nos com a Tua prontidão, acompanha-nos nas escolhas e decisões do dia-a-dia, para que todos os nossos passos, sejam para maior glória do Teu filho. Que, como Tu, saibamos guardar tudo nos nossos corações, alcançando uma vida plena.
Senhor Jesus, filho de Maria, concede-nos a alegria de saborear a Tua presença constante, de valorizar cada momento que nos dás,
e de aceitar o que esperas de cada um. Ajuda-nos a trazer-Te dentro, a sentir o Teu amor na nossa vocação, e assim vivermos a entrega completa aos Teus propósitos.
Ámen
Jesus, “o pastor” “ que entra pela porta”, conhece cada uma das Suas ovelhas e com cada uma delas, quer ter uma relação pessoal de amor, de proximidade, de comunhão… Ele chama-nos pelo nosso nome, indica-nos o caminho e conduz-nos, se estivermos dispostos a escutar a Sua voz e a segui-Lo. É sob o Seu manto protetor, que podemos depositar os nossos pedidos, dirigindo-nos a Ele, em voz alta e com devoção.
Com o coração inflamado por Aquele que serve, se dedica totalmente e que ama gratuitamente, rezemos
Senhor Jesus, Pastor do Teu povo, que caminhas à frente da Tua Igreja, nós Te damos graças…
Tu que és a Porta das ovelhas, Tu que vieste para que tenhamos a vida em abundância, nós Te bendizemos…
Pedimos-Te por todos os Teus fiéis aos quais chamas pelo nome e torna-nos atentos à Tua voz para Te seguirmos…
Abençoados pelo Pastor que nos zela, dá vida e salvação, benzemo-nos