Semana de 7 a 13 de agosto de 2022
XIX Domingo Comum – Ano C

“Aprendamos a parar, a ficar em silêncio, a contemplar a natureza, a rezar, para não passarmos da correria do trabalho para a correria das férias.”
Inspirados e motivados pelas palavras do Papa Francisco, quer estejamos a trabalhar ou de férias, preparemos um espaço no nosso lar ou ao ar livre, que seja recatado e favoreça a nossa concentração. Abramos a Bíblia em Lc 12, 32-48 e tenhamos connosco uma vela, que será acesa no momento em que estivermos prontos a começar.


Atentos e disponíveis para acolher o Senhor e escutar os Seus apelos, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


Usa-me, Senhor, em Teu louvor…


Numa atitude de espera serena, contudo atentos e vigilantes para responder aos apelos do Senhor, celebremos este momento de encontro com Ele, dirigindo-lhe em voz alta, um a um, as nossas palavras de agradecimento pelos dons e benefícios que nos concede.


Concentremo-nos para ouvir, na voz alta de um de nós, a Palavra de Deus em Lc 12, 32-48, que vivifica a alma e nutre o nosso espírito


Não basta escutar… Precisamos de compreender a Palavra para a podermos viver, partilhar e anunciar! Façamo-lo!


A Palavra de Deus que hoje nos é proposta contém uma interpelação especial e convida-nos a assumir as nossas responsabilidades e a desempenhar, com atenção e empenho, as funções que nos foram confiadas, como protagonistas na construção do “Reino” de Deus. “Servos” e disponíveis para Deus Pai, reflitamos:

  • O que significa para mim estar vigilante para receber o Senhor?

  • O Senhor pode vir a qualquer momento, como um ladrão. Levo a sério esta advertência? Que implicações tem na minha vida?

  • Que sacrifícios faço que demonstram a minha espera vigilante?

  • Tenho pressa e sinto urgência em estar preparado para a vinda do Senhor ou nem penso nisso porque acho que ainda não chegou a minha hora?

  • O que corrigiria e mudaria na minha vida se soubesse que só tinha uma semana de vida?

Com humildade, simplicidade e comprometidos a tempo inteiro para viver em pleno a vida que Deus nos confiou, permitamo-nos abrir o nosso coração e pedir ao Pai, em voz alta, o que precisamos para nós e para os outros.


Com entusiasmo, de olhos fechados e atentos a cada palavra, rezemos confiadamente


Deus fiel, que Te fizeste próximo e presente, fica connosco na nossa vigília e suscita em nós uma atitude de despojamento para nos tornarmos disponíveis, acolhedores e completamente dedicados ao Vosso serviço.


Vigilantes e prontos a servir, assistidos pelo Espírito Santo, aceitemos as bençãos de Deus Pai

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Sugestão para pensamento.

Categorias: Proposta de Oração