Semana de 10 a 16 de abril de 2022
Domingo de Ramos na Paixão do Senhor – Ano C

Preparamos um espaço aconchegante onde, sem pressas, pressões ou ruídos, encontremos paz interior para nos encontrarmos com Deus. Tenhamos junto de nós o ramo que benzemos na Eucaristia (se tivermos), uma cruz ou um crucifixo, a Bíblia aberta em Lc 19, 28-38 e uma vela. Quando estivermos preparados para iniciar este momento de intimidade com Deus, acendemos a vela.


Aceitando o convite de Deus a levarmos uma vida feita serviço e dom, caminhando com Jesus, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,


Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…


É entre louvores da multidão em festa que Jesus entra na cidade santa de Jerusalém. Recordemos a Sua entrada triunfal, erguendo o nosso ramo e louvando-O.


Senhor, nesta oração vamos agradecer-Te o que fazes por nós. Cada um de nós vai mencionar uma ocasião em que sentiu ou sente ferramenta nas Tuas mãos. Vamos também indicar uma ocasião em que fomos capazes de nos controlar e não dissemos ou não fizemos uma estupidez. Por fim, partilhamos uma situação em que, com a Tua inspiração, demos algo ou ajudámos alguém.


Deixemos que a palavra de Deus presente no texto de Lc 19, 28-38, que um de nós vai ler em voz alta, nos interpele e guie


Procuremos estar atentos e perceber o caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe, neste texto que escutámos


Na semana Santa, celebramos a entrega de Jesus que começa por abdicar dum cavalo e escolher um jumentinho, dando-nos assim uma lição de humildade que O levará à sua paixão, morte e Ressurreição. Com verdadeira vontade de aprendermos deste amor e desta entrega humilde, reflitamos:

  • Como Jesus, estou disposto a viver um caminho de humildade?

  • Sinto que o Senhor já precisou de algo meu e eu recusei?

  • Estou disposto a abrir mão daquilo que tenho e sou para servir o Senhor?

  • Já fiz coisas na minha vida em que não “carrego” Jesus?

  • Como o jumentinho, sinto que a minha vida deve estar ao serviço da glória de Deus?

Em voz alta e com o coração reabilitado, cada um de nós pode dirigir a sua prece a Deus, sem esquecer todos aqueles que não Lhe pedem, não Lhe agradecem e não O louvam.


De mãos dadas e acreditando que somos dignos de tão grande amor, rezemos com Jesus


Senhor Jesus, obediente ao Pai e servidor dos homens, aceitaste uma morte infamante – a morte de cruz – para nos ensinares a suprema lição do serviço, do amor radical e da entrega total da vida. Fica connosco, com toda a Tua glória, para sermos capazes de trilhar o difícil caminho da humildade, do serviço e do amor, a Teu exemplo.


Com a benção de Jesus, que remiu o mundo pela Sua Santa Cruz, benzemo-nos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


Esta semana, podemos colocar uma cruz numa janela, numa porta ou no jardim de nossa casa. Podemos ainda colocar-lhe um tecido roxo que será mudado para branco no dia de Páscoa.
Estamos na semana Santa! Devemos consultar os horários para participar nas celebrações do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e vigília de Sábado de Aleluia.

Categorias: Proposta de Oração