Semana de 27 de junho a 3 de julho de 2021
XIII Domingo Tempo Comum – Ano B

Devemos escolher um local calmo e tranquilo para iniciarmos a oração.
De seguida acendemos uma vela e abrimos a Bíblia em Mc 5,21-24.35-43 e conectamo-nos ao Senhor de alma vazia, sem ansiedade e serenamente expectante deixemo-nos tocar pelo Poder da Sua Palavra.


Confiantes que a nossa humilde fé faz Jesus agir e transformar-nos, benzemo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…

Louvemos a Jesus, que com a imposição das Suas mãos, nos levanta, cura e salva

Toda a Justiça vem de Ti
E todo o Amor vem de Ti
Toda a Bênção vem de Ti
Então toca em mim
Toca em mim

Toda a Verdade vem de Ti
A Vida Eterna vem de Ti
O Perdão e a Compaixão são obra da Tua Mão
Então toca em mim
Toca em mim

Senhor eu quero
Viver para a Tua Glória
Senhor eu quero
P’ra sempre fazer o Teu Querer

Venha até nós o teu Reino
Seja feita a tua vontade
A Ti cantamos aleluia
A Ti cantamos aleluia
Venha até nós o teu Reino
Seja feita a tua vontade
A Ti cantamos aleluia
A Ti cantamos aleluia

Toda a Verdade vem de Ti
A Vida Eterna vem de Ti
O Perdão e a Compaixão são obra da Tua Mão
Então toca em mim
Toca em mim

Senhor eu quero
Viver para a Tua Glória
Senhor eu quero
Pra sempre fazer o Teu Querer


Agraciemos Jesus, habitado pelo amor de Deus, pela Sua disponibilidade e atenção para cada um de nós, pelos dons que nos transcendem, pela nossa vida, pela nossa família e pelas bênçãos que reconhecemos e queremos partilhar em voz alta.


Quem é hoje a ler a Bíblia?


Vamos focar-nos no texto que escutámos e tentar percebê-lo melhor…


Busquemos o olhar de Jesus, que nos encontra no meio da multidão, e a Sua Palavra, que nos liberta do medo de viver, de ousar e nos encaminha depois dos sofrimentos e humilhações, refletindo nas pistas

  • Sou daquelas pessoas que reza uma vez e espera que os milagres aconteçam ou faço da oração um hábito?

  • Quando falo com Jesus ordeno ou imploro?

  • A situação social e económica que tenho não me livra do sofrimento e da morte. Será que por causa da minha posição social e do meu orgulho perdi oportunidades de receber as bênçãos do Senhor?

  • Sinto necessidade de ser curada? De algum pecado, de algum problema?

Deus ama-nos e nós somos convidados a alegrarmo-nos e a acreditar que Deus nos destina à verdadeira Vida! A época do ano presta-se a isso: alegria do sol e das férias, encontro com a natureza, reencontros familiares… Não faltam ocasiões para admirar a vida…
No início destas férias, as crianças (e as menos novas) podem fazer um pequeno caderno, com uma capa bonita e um título do género: “Festa para Deus” ou “Obrigado, Senhor”. Ao longo dos passeios de verão, podem colar fotos, postais, flores secas… Podem desenhar ou escrever o que vão vendo como sinais de vida. Os adultos podem pensar noutros sinais de vida que podem dar ao longo do verão: visita a uma pessoa que vive sozinha, envio de um postal, um telefonema…


Senhor Jesus, pedimos-Te a virtude de saber aprofundar o nosso silêncio interior, de melhorar a escuta da Tua Palavra para que, despojados e prostrados a Vossos pés, escutes as preces que Te dirigimos para nós e para os outros.


Ajoelhados diante do Pai, sentindo as Suas mãos impostas sobre nós, rezemos-lhe


Senhor Jesus, que nos dás a dignidade e a capacidade para viver plenamente, prostramo-nos com humildade e insistência diante de Ti para que nos cures, nos levantes e faças das nossas vidas um verdadeiro milagre de Deus.


Jesus caminha connosco e tem todo poder para transformar o cenário de desesperança em Celebração e Alegria. O Senhor nos abençoe.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


Já tem algum tempo, mas está tão presente: “A Bênção”.

Num evento à escala global, provocado pela pandemia da COVID-19, todos tivemos que viver estes tempos de forma adaptada.
A Igreja fechou portas de edifícios mas continou a ser Igreja e a desempenhar o seu papel com oração e amor de formas muito práticas. As várias famílias/comunidades cristãs continuaram a pregar o evangelho, a apoiar os mais necessitados e a dar apoio espiritual das mais diversas formas.

Este vídeo, inspirado por um movimento do Reino Unido que se tem multiplicado por muitos países, ao som de uma música que parece ter sido feita especificamente para este momento que vivemos, é uma bênção que a Igreja quer declarar sobre Portugal.

Que Deus nos abençoe e guarde a todos. Que a Igreja esteja sempre atenta ao que Deus nos quer falar, independentemente das circunstâncias.

Categorias: Proposta de Oração