Semana de 30 de maio a 5 de junho de 2021
Solenidade da Santíssima Trindade – Ano B

É essencial escolher um bom local da oração. Pode ser o local habitual, pode ser um cantinho de oração, pode ser um local diferente, até pode ser à volta da cama ou da mesa de jantar. O importante é ser um local calmo, sem distrações e confortável.
Seria bom haver uma Bíblia (já preparada em Romanos 8, 14-16 e Deuteronómio 4, 33-34.39-40) e uma vela. Quando estiver tudo pronto, acende-se a vela.


Neste momento em que, juntos, vamos orar ao Pai, fechemos os olhos para que a Santíssima Trindade nos ilumine e benzemo-nos.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…

Celebremos o mistério da Santíssima Trindade, meditando e louvando o Deus de Amor.


Não há maior virtude que a gratidão. Agradeçamos ao Senhor que veio ao nosso encontro, nos amou com amor de pai e nos integrou na Sua família. Mostremos a gratidão por tudo quanto nos dá, nos deu e nos ensina diariamente.


Um de nós pode ler os textos, de preferência da Bíblia



Reflitamos agora na Palavra do Pai


Querendo expressar a nossa vontade de intimidade com Deus Pai, numa relação marcada pelo amor, familiaridade, confiança e ternura, reflitamos:

  • Como tem sido a minha relação filial com Deus que é Pai?
    Sou um filho grato, obediente ou rebelde?

  • Sinto-me amado por Deus?
    Sou capaz de amar Deus?

  • Quem é Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) para mim?
    Algo transcendente e longínquo ou alguém próximo?

  • Como Pai, Deus corrige os seus filhos.
    Há algum aspecto na minha vida que Deus me convida a corrigir?

Porque celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, digamos todos em uníssono esta oração

Glória ao Pai que, por seu poder, me criou à sua imagem e semelhança!
Glória ao Filho que, por amor, me libertou de todas as frustrações e me abriu a porta do céu! Glória ao Espírito Santo que, por sua misericórdia, me santificou e, continuamente, realiza esta santificação pelas graças que todos os dias recebo de sua infinita bondade.
Glória às três adoráveis pessoas da Trindade, como era no princípio e agora e sempre e por todos os séculos dos séculos!
Eu vos adoro, Trindade beatíssima, com devoção e profundo respeito e Vos dou graças por nos haverdes revelado tão glorioso e inefável mistério.


Peçamos à Santíssima Trindade, em voz alta, o que mais desejamos, neste momento, para nós e para os outros.
E que, na nossa prece, sejamos envolvidos com a Sua graça, para que a nossa relação com os irmãos seja um reflexo de amor, misericórdia, bondade e perdão.


Ao Pai que nos ama tanto no mundo, cheios do Espirito Santo, rezemos com confiança as mesmas palavras que Jesus Cristo nos ensinou


Senhor nosso Deus, que és Pai, Filho e Espírito Santo, concede-nos os dons da obediência, da gratidão e do amor para que sejamos dignos de ir ao Teu encontro.


Iluminados pela Santíssima Trindade, terminamos a nossa oração, benzendo-nos


Podíamos encontrar tempo para espreitar o que o Papa Francisco disse: “que a Santíssima Trindade nos faça crescer na unidade”.

Categorias: Proposta de Oração