Semana de 21 a 27 de março de 2021
V Domingo da Quaresma – Ano B

Escolhemos um espaço confortável e tranquilo para nos reunirmos. Pode ser o mesmo da semana passada, o importante é que o mundo lá fora não nos espreite! Colocamos a etiqueta de porta, abrimos a nossa Bíblia em Jo 12, 20 e temos junto de nós a cruz com um pano roxo e, se conseguirmos, uma espiga ou grãos de trigo. Quando estivermos prontos, acendemos a vela e começamos…


A alegria brota nos nossos corações pois a nossa família vai estar em intimidade com Jesus. Lembrando este Jesus que nos atrai pelo sacrifício, pelo amor e pelo perdão, começamos a nossa oração benzendo-nos

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…

Com o coração em Jesus que veio ao nosso encontro, assumiu a nossa humanidade, conheceu as nossas fragilidades, partilhou as nossas dores, medos e incertezas, escutemos com atenção:


Ao olhar para Jesus, queremos aprender com Ele e segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. Em voz alta, mostramos a nossa gratidão pelo seu testemunho firme, dizendo as coisas das nossas vidas que nos fazem felizes.


Um leitor lê a passagem da Bíblia:

Vamos tentar aprofundar o texto com esta reflexão…


Sabemos que Jesus compreendeu os homens e as suas fraquezas, sem nunca os acusar nem condenar e sem se demitir da sua condição de irmão dos homens. Reflitamos nas seguintes pistas:

  • Qual foi a situação mais recente em que quis ser o centro das atenções?

  • Que emoções/sentimentos desperta em mim a cruz de Jesus?

  • Por quem daria a vida e em que situação?

  • Como é que está a correr a mudança daquela minha atitude?

Diante da cruz e da espiga/ grãos de trigo, que estão presentes na nossa oração, podemos contemplar o amor de Deus por cada um de nós. No Seu amor, Deus oferece-nos sempre o Seu perdão quando nos aproximamos d’Ele de coração contrito e humilde. Abramos os nossos corações ao perdão e misericórdia do Senhor.


Rezemos todos juntos:
Perdoa-nos, Senhor,
porque nem sempre nos sentimos atraídos
pelo Teu amor e pelo Teu perdão.
Vivemos de forma narcisista,
querendo ser o centro das atenções,
e afastamos de Ti o nosso coração.
Amén


Com todo a nossa humildade peçamos ao Senhor o que mais desejamos para nós e para os outros, não esquecendo de lhe pedir que ajude a abrir o nosso coração para que seja atraído pelo Seu Filho, Jesus.


E agora, rezamos o Pai Nosso

Senhor, que humildemente nos enviaste o Teu Filho muito amado para salvar toda a humanidade, concede-nos o dom de uma verdadeira fé que permita que vivamos a vida na Tua divina Graça e encontremos a nossa salvação no serviço sincero que Te prestamos.


E benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


Fica a dica: A caridade, maior antídoto contra as tendências de nosso tempo.

Categorias: Proposta de Oração