Semana de 07 a 13 de março de 2021
III Domingo da Quaresma – Ano B

Estamos na Quaresma, tempo de reflexão, mudança interior e oração. Mesmo reconhecendo que não somos a família perfeita e que nenhum de nós é perfeito, tentamos e ajudamo-nos mutuamente a seguir Jesus.
Esquecemos, por momentos, tudo o que possa perturbar a nossa disponibilidade mental e ficamos confortáveis e atentos para O escutar e uns aos outros. Abrimos a Bíblia em Ex 20, 1-5b.7 e Jo 2, 13-16 e colocamos a etiqueta de porta. Podemos ter junto de nós uma cruz e um pano roxo que nos relembram a Quaresma e, quando prontos, acendemos uma vela…


Desejosos de escutar as propostas de Deus e de as concretizar em gestos de doação, entrega, serviço simples e humilde aos irmãos, iniciamos a nossa oração com o sinal da cruz.

Em nome do Pai, em nome do Filho,
em nome do Espírito Santo, estamos aqui,

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor.

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar:
e aclamar Deus Trino de Amor.

Em nome do Pai…

Já sabemos que a oração exige algum esforço… E querer o que Deus quer?


O Senhor libertou o Seu povo da escravidão e mostrou-nos os Seus mandamentos e o caminho da purificação. Agradeçamos a Deus cada pequena libertação que ele nos deu, seja um vício, uma má ação ou apenas um caminho que gostássemos de ter seguido.


Hoje, temos duas leituras pequenas: Êxodo 20, 1-5b.7 e João 2, 13-16.
Um de nós lê, preferencialmente da Bíblia.



(as primeiras letras designam o livro, o primeiro número indica o capítulo e depois os versículos; o “.” significa que é um salto e que não se leem esses versículos, enquanto que o “-” significa que se leem todos os versículos do número à esquerda até ao da direita)


Vamos pensar sobre isto…


E porque não nos queremos afastar do Senhor e ansiamos para que entre no Templo das nossas vidas, pois estamos dispostos a aprender com Ele, reflitamos juntos:

  • Que coisas tenho que poderão estar a ocupar o lugar de Deus, mesmo sem eu ter consciência disso?

  • A minha relação com Deus tem alguns contornos de negócio?

  • O que procuro na minha relação com a Igreja? Verdadeiro encontro com Deus ou tradições, alívio de consciência, promessas…

  • Como estou a lidar com aquela minha atitude que estou a mudar nesta Quaresma?

Jesus quer a purificação do templo e libertar-nos da idolatria. Peçamos ao Senhor que nos conceda o dom duma autêntica conversão e purifique o nosso coração de todos os deuses. Invocamos a sua misericórdia.


Rezemos todos juntos:
Perdoa-nos, Senhor,
porque caímos na idolatria
e em Teu lugar nos colocámos a nós mesmos
ou outros deuses feitos pelas nossas mãos.
Amén


Senhor, nosso Deus de misericórdia infinita, vinde até nós e purificai os nossos corações e fazei-nos ver que não existe nada mais importante que Vós.


E benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


Sugestão: uma notícia do Vaticano.

Categorias: Proposta de Oração